Em jeito de balanço, a TMN comunicou ontem que seis meses depois do lançamento do primeiro telemóvel com videochamada em Portugal, a cobertura da sua rede 3G se estende já às 13 maiores cidades do país. A operadora móvel, que foi a primeira a disponibilizar um serviço comercial de voz sobre UMTS, tinha disponibilizado inicialmente cobertura de rede na Grande Lisboa e do Grande Porto.



A estas cidades juntaram-se, menos de 1 mês depois, outras capitais de distrito anfitriãs do Campeonato Europeu de Futebol, considerado um dos momentos potenciadores da nova geração de serviços móveis. Na altura garantiram rede 3G as cidades de Aveiro, Braga, Coimbra, Guimarães, Leiria, Loulé e Faro.



Mais tarde, seguiram-se o Funchal e Ponta Delagada, e depois Beja e Setúbal.



Para além da cobertura nacional, a TMN assegurou ainda acordos de roaming em seis países europeus, através de parcerias com operadoras locais. Depois da Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, Reino Unido, um acordo recente com a finlandesa Sonera permite aos clientes da TMN usarem o 3G em mais locais na Europa.



No caso da Finlândia não está porém disponível o serviço de videochamada, ainda não adoptado pela Sonera.



A TMN tem vindo a alargar o número de terminais 3G da sua oferta, contando agora com o Samsung Z 105, o Sony Ericsson Z1010, o Siemens U15 e o Nokia 7600, para além da placa PCMCIA Acesso 3G - Novatel Merlin U530 para comunicação de dados.

Notícias Relacionadas:

2004-08-05 - TMN introduz serviço de videomail para 3G

2004-05-25 - TMN aplica tecnologia de videochamada no serviço a clientes

2004-05-21 - TMN alarga cobertura de rede UMTS às cidades do Euro e apresenta novo telemóvel 3G

2004-04-19 - TMN lança UMTS e anuncia cobertura alargada para Euro 2004