A Vodafone e a TMN anunciaram a assinatura do acordo de roaming que define o tarifário para realização de videochamadas entre as duas redes móveis, dez dias após o lançamento do serviço pela filial portuguesa da operadora britânica.



Recorde-se que a TMN foi a primeira das duas operadoras móveis a lançar serviços de voz suportados por tecnologia UMTS - no início de Abril - seguindo-se a Vodafone que apresentou a tecnologia na primeira semana de Maio.



Em comunicado, as empresas detalham a política de preços para as chamadas de videotelefonia com a Vodafone a optar por taxar este tipo de chamada "de forma idêntica à de uma chamada de voz", durante o período promocional de lançamento do serviço que decorre até ao final do ano, revela o comunicado.



Por seu lado, a TMN vai taxar as chamadas de vídeo para Vodafone a 20 cêntimos até 30 de Setembro e depois a 39 cêntimos, preço que estará em vigor também até ao final do ano e qjue será aplicado independentemente do tarifário do cliente.



As chamadas de vídeo entre as duas operadoras eram já possíveis, conforme a Casa dos Bits teve oportunidade de testar, embora as condições do roaming entre as redes tenham sido anunciada apenas hoje.



Recorde-se que as operadoras contam este ano fazer chegar o UMTS a uma percentagem residual dos seus utilizadores, que deverão ser maioritariamente clientes empresariais e early adopters. Tendo em conta este target a Vodafone optou por avançar primeiro com um serviço de dados 3G (Mobile Connect Card) e só posteriormente com os serviços de voz.



A TMN, ao lançar o serviço de voz a meados de Abril, tornou-se a terceira operadora europeia a comercializar serviços de voz UMTS. O acordo de roaming para vídeo call, agora assinado pelas empresas, é também um dos primeiros da Europa, entre redes que actuam num mesmo país.



A Optimus é a única das três operadoras licenciadas para fornecer serviços 3G em Portugal que ainda não disponibilizou serviços de voz ou dados suportados pela tecnologia. Para já não se conhecem previsões da operadora relativamente a uma data, tendo Isabel Borgas, directora do Departamento de Relações Públicas da Optimus, afirmado na semana passada que "assinalaremos o nosso lançamento comercial quando sentirmos oportunidade, até porque, acreditamos que é o passo que nos levará à liderança".



Notícias Relacionadas:

2004-05-04 - Vodafone lança serviço de videochamada em 3G e oferece descontos na compra de 2 terminais

2004-04-19 - TMN lança UMTS e anuncia cobertura alargada para Euro 2004