A partir da próxima quarta feira os clientes da TMN vão poder ter toda a informação e conteúdos relativos ao Euro 2004 através de um novo serviço que a empresa lançou hoje, o Euro 2004 i9, que introduz um novo conceito de conteúdos exclusivos pré-pagos. Partido do aproveitamento dos conteúdos exclusivos da UEFA, a TMN desenvolveu um novo serviço de distribuição de conteúdos que poderá ser uma forma de motivar os clientes a utilizar mais os serviços de dados, admitiu em conferência de imprensa Luís Ribeiro, administrador da empresa.



O Euro 2004 i9 assenta num novo conceito de distribuição de conteúdos multimédia para telemóveis de forma automática, simplificando a navegação e utilização desta área do portal i9 e ao mesmo tempo acrescentando a filosofia de pré-pago. Desta forma os clientes que adquirirem o serviço não têm de se preocupar com o tempo de navegação nem com as mensagens enviadas e recebidas, já que o seu custo faz parte do pacote adquirido.



Disponível em três versões diferentes, pacote com telemóvel Nokia 6600, cartão de memória ou código de acesso, o Euro i9 quer chegar a todos os clientes, apontando para targets diferentes. Eduardo Cláudio, Director de Negócios de Dados e Conteúdos, explicou que o pacote de telemóvel se destina a quem quer mudar de telefone, aproveitando a ocasião para ter um equipamento de última geração já pré-carregado com todas as funcionalidades do Euro i9, enquanto quem tem já um telemóvel que suporte cartão de memória pode comprar apenas este upgrade.



Os clientes cujos telemóveis não suportam os cartões de memória poderão ainda comprar o código através do qual poderão fazer o download da aplicação e o acesso aos serviço do Euro i9. O preço das três versões do serviço varia, sendo o pacote com o telemóvel vendido a 439,9 euros (já com IVA), enquanto o cartão de memória custa 29,9 euros e o código 19,9 euros.



Em qualquer dos casos o utilizador vai contar com uma nova área dentro do portal i9 que lhe dá acesso a toda a informação relacionada com o Europeu de Futebol, desde alertas de golos, notícias e ainda informação de base sobre as selecções e jogadores, as cidades do Euro e o acesso a toques e imagens relacionadas.



Alavancar os serviços de dados

Admitindo que o lançamento deste serviço poderá ser um ponto de partida para outras experiências semelhantes na área dos conteúdos, Luís Ribeiro lembrou que o Euro i9 poderá ser uma forma de motivar as pessoas para aderirem mais aos serviços de dados, o que actualmente se apresenta como um grande desafio para todos os operadores móveis. "O futuro passa muito pelo crescimento dos dados, o que vai acontecer e é inevitável", mas que "precisa de uma grande aprendizagem entre quem oferece e quem consome", explicou o administrador da TMN.



A evolução deste conceito, desenvolvido pela TMN em parceria com a PT Inovação e a Mobicomp, poderá acontecer de forma transversal dentro dos serviços prestados pela TMN a nível de conteúdos, acrescentou Luís Ribeiro, podendo ser assim uma alavanca para o sucesso do serviço de dados.



Apesar do potencial dos conteúdos exclusivos e do "momentum" relacionado com o Futebol, as expectativas da empresa para o número de clientes são cautelosas. Eduardo Cláudio afirma que são esperados "largos milhares de clientes", sem concretizar. Mas, entre os três produtos - telemóvel, cartão de memória e código - o último poderá ser o que resultará em vendas mais elevadas já que se dirige a um grupo maior de utilizadores, não exigindo a compra de um equipamento especial nem a posse de um telemóvel com suporte de cartão de memória.



O facto do pacote de conteúdos ser pré-pago - incluindo todo o tráfego dentro da área do portal Euro i9, 60 mensagens multimédia, visualização de 50 golos e o acesso a muita informação pré-carregada na memória do equipamento - permite ultrapassar uma das barreiras psicológicas da utilização dos portais multimédia, que é o facto do utilizador não saber quanto irá pagar na factura do final do mês.

Notícias Relacionadas:

2004-04-19 - TMN lança UMTS e anuncia cobertura alargada para Euro 2004

2003-06-25 - TMN responde a tendência de mercado móvel com Portal Multimédia i9