
A TMN começou esta semana a comercializar as suas primeiras placas para acesso à Internet móvel de banda larga através das redes de quarta geração (4G), com capacidade para velocidades de download até 100 Mbps e upload até 50 Mbps.
Para já, as novas pens USB podem ser usadas na actual rede de banda larga móvel da TMN, com velocidades até 21,3 Mbps de download e 5,76 Mbps de upload, mas o facto de darem suporte à próxima geração móvel irá permitir o upgrade para velocidades superiores quando a nova rede estiver operacional no país.
Recorde-se que o leilão para a atribuição das frequências para a quarta geração móvel estava previsto para este mês, mas a Anacom já admitiu que este poderá vir a ser adiado. Segundo o regulador, as respostas à consulta pública sobre o projecto de regulamento foram complexas e têm de ser analisadas com atenção o que pode atrasar o processo.
[caption][/caption]
Os primeiros equipamentos da TMN para o 4G são fabricados pela Huawei e encontram-se à venda na loja online da operadora, desde ontem. Entre as características conta-se a habitual instalação automática (Plug & Play) e a compatibilidade com PC e Mac.
O preço de venda ao público é 199,90 euros - valor igual ao cobrado pela Vodafone, que inaugurou o mercado nacional nesta matéria, com lançamento em Portugal da Vodafone Connect Pen K5005, a semana passada.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários