A TMN começou esta semana a comercializar as suas primeiras placas para acesso à Internet móvel de banda larga através das redes de quarta geração (4G), com capacidade para velocidades de download até 100 Mbps e upload até 50 Mbps.

Para já, as novas pens USB podem ser usadas na actual rede de banda larga móvel da TMN, com velocidades até 21,3 Mbps de download e 5,76 Mbps de upload, mas o facto de darem suporte à próxima geração móvel irá permitir o upgrade para velocidades superiores quando a nova rede estiver operacional no país.

Recorde-se que o leilão para a atribuição das frequências para a quarta geração móvel estava previsto para este mês, mas a Anacom já admitiu que este poderá vir a ser adiado. Segundo o regulador, as respostas à consulta pública sobre o projecto de regulamento foram complexas e têm de ser analisadas com atenção o que pode atrasar o processo.

[caption]Pen 4G TMN[/caption]

Os primeiros equipamentos da TMN para o 4G são fabricados pela Huawei e encontram-se à venda na loja online da operadora, desde ontem. Entre as características conta-se a habitual instalação automática (Plug & Play) e a compatibilidade com PC e Mac.

O preço de venda ao público é 199,90 euros - valor igual ao cobrado pela Vodafone, que inaugurou o mercado nacional nesta matéria, com lançamento em Portugal da Vodafone Connect Pen K5005, a semana passada.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.