A TMN inicia este mês a comercialização da placa de comunicação de dados GlobeTrotter FUSION, da Option, que permite a escolha entre a utilização da tecnologia Wi-Fi, GPRS e 3G para navegação na Internet, acesso a redes empresariais ou email. A nova placa alarga as possibilidades de comunicação dos utilizadores empresariais, já que a placa que a TMN comercializava até agora estava limitada ao GPRS e 3G.



Desde que se encontrem em zonas com cobertura destas tecnologias, os utilizadores podem agora escolher qual vão usar para as suas comunicações de dados. Recorde-se que a cobertura GPRS da TMN cobre hoje virtualmente todo o território do Continente, enquanto a cobertura de 3G tem vindo a ser alargada para além da Grande Lisboa e Grande Porto, estendendo-se já a uma série de capitais de distrito.



Por sua vez a tecnologia Wi-Fi está a ser promovida por uma outra empresa do Grupo PT, a PT Wi-Fi, que tem actualmente quase quatro centenas de hotspots em funcionamento em Portugal e vários acordos de roaming internacional.



A TMN mantinha já em comercialização a placa PCMCIA da Novatel Merlin U530 para comunicação de dados em GPRS e 3G, mas com esta nova opção alarga a possibilidade de comutação entre as três tecnologias sem fios. Segundo o comunicado a utilização da placa será facilitada por um interface de utilizador, ou GlobeTrotter Mobility Manager, que simplifica a selecção das melhores opções de rede.



Os utilizadores da nova placa vão poder escolher entre a tecnologia que lhes garante em cada local maior largura de banda e estabilidade e melhor preço. Sempre que estiver disponível, o Wi-Fi será por isso uma opção a considerar já que a velocidade garantida é superior ao 3G, devendo os preços ser considerados em função da utilização.



No serviço Acesso GPRS/3G da TMN o custo por KB é de 0,008 euros (IVA incluido), podendo os clientes optar pelos Acessos Super ou Mega, com custos de 0,005 euros por KB e planos de preços mensais, respectivamente. No acesso Wi-Fi o custo de uma hora de utilização é de 5 euros, podendo ainda subscrever-se um plano mensal.



Até à hora de publicação desta peça a TMN não confirmou ao TeK a data em que a nova placa estará disponível nem o seu preço.

Notícias Relacionadas:

2004-11-22 - PT Wi-Fi assina novos acordos de roaming para a Europa
2004-02-17 - Mobile Connect Card introduz primeiro serviço 3G de dados em Portugal

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.