A TMN anunciou hoje uma nova oferta de telecomunicações, através de um novo tarifário que prevê comunicações gratuitas na rede. O novo pré-pago E está disponível em duas versões, com carregamentos a partir de 10 e 15 euros, consoante se opte por comunicações gratuitas durante todo o dia, ou no período da noite e fim-de-semana.



Além destas duas modalidades (comunicações gratuitas na rede durante 24 horas, ou à noite e fim-de-semana), o tarifário pode combinar apenas voz e SMS ou voz, SMS e Internet.



Quem opte por combinar comunicações de voz e SMS gratuitas na rede à noite e fim-de-semana tem acesso às condições tarifárias propostas em troca de um carregamento de 10 euros por mês. A mesma opção (voz e SMS gratuitos), mas para comunicações durante 24 horas, tem uma mensalidade de 20 euros.



Na combinação voz, SMS e Internet, a versão do tarifário que prevê comunicações gratuitas na rede durante 24 horas tem um custo mensal de 25 euros. Se as condições tarifárias ficarem restritas a noites e fim-de-semana o custo mensal é de 15 euros.



O E é um tarifário pré-pago sem mensalidade obrigatória, embora a sua manutenção dependa de carregamentos periódicos. Na voz e nos SMS as comunicações para todo o universo TMN são gratuitas, até um limite de 2 mil minutos mensais, o que se traduz em cerca de 33 horas de comunicações por mês, e de 1500 mensagens SMS diárias. Na Internet as comunicações incluídas são de 500 MB.


Excedidos os 500 MB incluídos no tarifário é proposta ao cliente a subscrição de pacotes diários de acesso à Internet, com o custo unitário de 1 euro. Excedidos os 2.000 minutos de voz mensais as comunicações entre TMN custam 0,5 euros por minuto.


Após trinta dias de comunicações, se o utilizador não recarregar saldo continua a ter possibilidade de falar (com o saldo ainda disponível), mas perde as condições tarifárias do E. As comunicações passam a partir dessa altura a custar 0,30 euros e as SMS 0,15 euros. Durante a utilização do E, as comunicações para outras redes custam 0,20 euros.




Importa no entanto referir que os 500 MB de tráfego incluídos no E servem para ver 17 mil emails, mil vídeos no YouTube e fazer 100 mil likes no Facebook, nos cálculos da operadora.



O E foi esta manhã apresentado por Zeinal Bava, presidente executivo da Portugal Telecom, que explicou ser este o resultado de várias semanas de análise às preferências dos consumidores da empresa.


Zeinal admitiu que até agora os consumidores têm-se mantido pouco receptivos às ofertas de Internet no telemóvel, uma situação que a empresa acredita ter condições para alterar com a nova proposta, quer pelos preços apresentados e simplicidade da proposta, quer pelo facto de a entregar em pacotes pré-pagos, os mais usados pelos portugueses.




O E segue uma lógica idêntica ao tarifário Moche - que a propósito, na nova organização do site da empresa perdeu destaque na homepage, a não ser para a ligação ao Facebook -, mas aplica a todo o universo TMN a possibilidade de comunicações ilimitadas.


No caso do Moche, que permite comunicações gratuitas e ilimitadas entre utilizadores do mesmo tarifário, estão disponíveis duas modalidades. Com mensalidade, de 12,5 euros, ou carregamentos obrigatórios de 15 euros, para quem pretende converter todo o dinheiro gasto em comunicações. Os preços são válidos para novas adesões.

De sublinhar que no Moche, como na maioria das propostas que anunciam comunicações ilimitadas, há um valor definido pelo operador que estabelece os chamados limites para uma política de utilização responsável. A partir desse limite, os preços mudam. No Moche as comunicações gratuitas no tarifário mantêm-se até aos 4 mil minutos mensais de conversações de voz. Nas SMS o limite é de 1.500 dia.

[caption]Tarifário E[/caption]

[caption]Tarifário E[/caption]

Nota de redacção: Notícia actualizada com mais informação. Incluida informação sobre os limites impostos pela TMN, ao nível dos minutos e das SMS, para assegurar as condições do tarifário e feita a comparação desses valores com os limites associados ao Moche.