A TMN anunciou o lançamento de um serviço de localização. O SMS Localização permite ao utilizador identificar a sua posição no mapa e partilhá-la por SMS com a rede de contactos. Esta informação de localização pode ainda ser partilhada através de email ou no Facebook, explica a operadora em comunicado.



A oferta tem por base a tecnologia da portuguesa WiZi, que também suporta um serviço idêntico promovido pela Optimus. A concorrente fez aliás recentemente uma apresentação para dar a conhecer a nova possibilidade de partilha da localização no Facebook, adicionada à oferta da WiZi. A Optimus associava-se ao lançamento, como parceira da WiZi e promotora das plataformas sociais, como potenciadoras dos serviços georeferenciados.



Na altura, a solução da WiZi já não era uma exclusividade da operadora - a tecnologia tem acesso gratuito e está disponível na Web para várias plataformas móveis - e agora passou também a ser uma proposta integrada pela TMN na sua oferta.



Quem utiliza o serviço de partilha de localização pode ainda guardar uma localização para partilhar mais tarde, adicionar à informação enviada coordenadas ou uma fotografia, pesquisar locais de acordo com uma morada específica, entre outras funcionalidades.



A aplicação está disponível na loja de aplicações da TMN, ou na resposta a um SMS gratuito enviado para o número 12102, que garante acesso facilitado (através de um ícone no menu principal) à aplicação, depois de efectuado o download.


O SMS Localização está disponível para plataformas móveis BlackBerry, Android, Windows Mobile e iPhone.