A TMN arranca hoje com as primeiras demonstrações da tecnologia 4G em ambiente urbano real, tendo montado em Cascais uma rede com 18 estações base que permite experimentar o potencial da nova tecnologia. A mostra vai também ser replicada em Braga, onde a empresa do Grupo PT vai montar também uma rede experimental, mas com outro parceiro tecnológico.

"Estamos a trabalhar para preparar a rede para o 4G, mas tudo depende da disponibilização do espectro", voltou a afirmar hoje Zeinal Bava, presidente da PT, à margem da conferência. "Queremos ser os primeiros a lançar o 4G", reforçou o executivo adiantando que a empresa está a preparar a rede para este upgrade com a interligação à fibra óptica, que já está completa em 85% da infra-estrutura.

A disponibilização de licenças é ainda a grande interrogação que falta responder para a disponibilização do serviço, mas Zeinal Bava garantiu aos jornalistas que depois da disponibilização do espectro serão necessários apenas 3 a 4 meses para lançar o 4G comercialmente.

"Este é um momento de entusiasmo, vamos fazer com que Portugal seja um dos primeiros países do mundo a lançar o 4G", defendeu o presidente da PT.

O potencial da tecnologia em termos de rapidez e qualidade dos serviços é uma das vantagens referidas por Zeinal Bava, que sublinhou ainda a possibilidade que existe de ter uma oferta ilimitada em termos de tráfego de dados. "O 4G usa de forma mais eficiente o espectro e reduz o consumo energético, o que nos faz pensar que a oferta ilimitada no 4G é mais fácil", refere.

[caption]Nome imagem[/caption]

Embora não tenha ainda respondido formalmente à consulta pública da Anacom, Zeinal Bava lembrou que a PT tem vindo a tornar público a sua posição em relação ao leilão de 4G, defendendo que terá de existir razoabilidade na distribuição do espectro. O TeK já tinha escrito sobre estas posições em Março.

Cascais e Braga com primeiros ensaios urbanos
Em Cascais a TMN está a demonstrar pela primeira vez fora do laboratório algumas das funcionalidades do 4G. Numa estrutura montada na Marina de Cascais os visitantes podem ver o acesso ao Meo Online, Jogos, Conferência Web e Multistreaming de Video. A mostra será também feita no centro comercial CascaiShopping entre 9 e 29 de Abril, e daqui a um mês será replicada em Braga.

Em Cascais foram montadas 18 estações base em parceria com a Huawei, mas a estrutura não viaja para Braga, mantendo-se na cidade. A Nokia Siemens é a parceira para a instalação no norte.

A TMN já tinha feito duas demonstrações do 4G, em ambiente de laboratório. A primeira em Março de 2010, em Lisboa, e a segunda em Abril do mesmo ano, em Aveiro.

A operadora tem online um site sobre o 4G onde mostra as vantagens da tecnologia e as diferenças em relação ao 3G.