A TMN lança hoje um concurso de widgets para telemóvel destinado à comunidade de developers e programadores portugueses, com prémios para as 22 melhores criações.

O objectivo é apresentar pequenas aplicações que adaptem conteúdos de Internet aos sistemas operativos dos telemóveis, melhorando a sua usabilidade e visualização e dotando os mesmos de "uma componente gráfica mais rica e apelativa".

A iniciativa, designada "Developers TMN", decorre entre 15 de Março e 15 de Junho, e os vencedores serão escolhidos com base em critérios de "qualidade, fiabilidade, usabilidade, relevância das funcionalidades, conteúdo e layout", explica a operadora em comunicado.

À parte disso - e após uma aprovação prévia - todos os widgets submetidos a concurso ficarão disponíveis para download gratuito para os clientes da operadora, através de PC ou telemóvel.

O projecto, resulta de uma parceria entre a TMN e o Sapo, que já em Dezembro tinham lançado um desafio semelhante, durante a 3ª edição do Codebits, cujo prazo para entrega de trabalhos terminou em Janeiro, embora não tenham sido, até à data, divulgados números relativos à adesão ao concurso.

À semelhança do que aconteceu na edição anterior, foi criado um site onde os programadores podem carregar os widgets com os quais pretendem concorrer e onde é também fornecida informação detalhada sobre o concurso e um conjunto de documentos de apoio ao desenvolvimento.

Desta feita, a operadora garante prémios para os autores dos 22 melhores projectos - que serão seleccionados por um júri da PT. Telemóveis, computadores portáteis e guitarras eléctricas, são alguns dos incentivos previstos.