O tráfego de dados através das redes móveis mais do que duplicou no último ano, avançou hoje a Cisco, que registou um crescimento de 133% neste tipo de utilização em 2011. O valor ultrapassou mesmo os 131% que tinha previsto.

Os dados fazem parte do relatório anual da gigante tecnológica, o Visual Networking Index, que tem servido de guia à indústria a respeito do que esperar em matéria de redes e solicitações dos utilizadores.

Este ano, é esperado um aumento de 110% da utilização de redes móveis para navegação na Internet e acesso a serviços como vídeo, aúdio e email, através de dispositivos como portáteis, telemóveis e tablets.

Até 2016, o volume de tráfego de dados suportados em redes móveis deverá ainda crescer 18 vezes, com o número de equipamentos ligados à Internet móvel a atingir os 8 mil milhões, acrescentam os especialistas, que não antecipam um abrandamento da tendência.

[caption]fonte: Cisco[/caption]

O crescimento é comparado àquele que se verificou com a Internet fixa entre 1997 e 2011, onde o aumento médio anual era de 150%.

De acordo com a análise, o crescimento fica a dever-se sobretudo a um forte aumento no consumo de vídeo em dispositivos móveis, como os smartphones e tablets, e à própria massificação destes equipamentos.

Os analistas estimam que dentro de quatro anos os conteúdos de vídeo sejam responsáveis por qualquer coisa como 70% de todo o tráfego móvel registado, um aumento de quase 20 pontos percentuais face aos 52% registados em 2011.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.