
O tráfego de dados através das redes móveis mais do que duplicou no último ano, avançou hoje a Cisco, que registou um crescimento de 133% neste tipo de utilização em 2011. O valor ultrapassou mesmo os 131% que tinha previsto.
Os dados fazem parte do relatório anual da gigante tecnológica, o Visual Networking Index, que tem servido de guia à indústria a respeito do que esperar em matéria de redes e solicitações dos utilizadores.
Este ano, é esperado um aumento de 110% da utilização de redes móveis para navegação na Internet e acesso a serviços como vídeo, aúdio e email, através de dispositivos como portáteis, telemóveis e tablets.
Até 2016, o volume de tráfego de dados suportados em redes móveis deverá ainda crescer 18 vezes, com o número de equipamentos ligados à Internet móvel a atingir os 8 mil milhões, acrescentam os especialistas, que não antecipam um abrandamento da tendência.
[caption][/caption]
O crescimento é comparado àquele que se verificou com a Internet fixa entre 1997 e 2011, onde o aumento médio anual era de 150%.
De acordo com a análise, o crescimento fica a dever-se sobretudo a um forte aumento no consumo de vídeo em dispositivos móveis, como os smartphones e tablets, e à própria massificação destes equipamentos.
Os analistas estimam que dentro de quatro anos os conteúdos de vídeo sejam responsáveis por qualquer coisa como 70% de todo o tráfego móvel registado, um aumento de quase 20 pontos percentuais face aos 52% registados em 2011.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários