A TV Cabo revelou recentemente o lançamento de uma nova gama de equipamentos denominada NetCabo Wireless. Esta linha de produtos permite que os subscritores do serviço de Internet por cabo daquela operadora passem a aceder à Net em banda larga, sem utilizar fios e a partir de qualquer ponto da sua casa ou até das suas imediações.



Segundo a empresa do grupo Portugal Telecom, os produtos NetCabo Wireless oferecem uma maior comodidade na navegação e, em simultâneo, uma grande facilidade de instalação, dado que o cable modem pode ser colocado onde se preferir, permitindo a ligação à Internet noutro local onde esteja localizado o computador e sem necessitar de cabos adicionais. O alcance da tecnologia utilizada é de 90 metros dentro de casa e 450 metros se localizado no exterior.



Com este equipamento, os assinantes do serviço poderão montar a sua própria rede interna e distribuir o acesso NetCabo a vários PCs ou portáteis. Deste modo, o público-alvo desta gama de novos produtos são todos os clientes residenciais que pretendem ligar mais do que um computador à Internet e os que desejam ligações qualquer ponto de sua casa. A esta vantagem de acessibilidade junta-se ainda o factor prático e estético de não ser necessário estender fios até ao ponto de acesso onde está localizado o PC.



No mercado profissional, esta gama de produtos é dirigida às empresas que querem instalar a sua rede interna sem necessidade de cablagem e às que precisam de estender a sua rede a pontos acessíveis por cabo.



Para utilizar este novo acesso é preciso usar um modem de cabo, ao qual é depois ligado o router com tecnologia Wi-Fi (norma IEEE 802.11b). A TV Cabo dispõe actualmente de uma oferta com dois routers que têm preços a partir de 200 euros, devendo somar-se depois a aquisição do terminal USB para ligação ao computador (que custa mais 109 ou 143 euros por unidade, consoante a opção) ou uma placa Wi-Fi PCMCIA, cujo preço é igual aos terminais USB. Os routers têm ainda a possibilidade de se ligarem directamente ao PC já que dispõem de quatro portas.


Notícias Relacionadas:

2001-11-25 - TV Cabo lança novo kit NetCabo de instalação rápida

2001-11-10 - Número de utilizadores NetCabo calculado em duzentos mil

2001-10-30 - NetCabo com protecção antivírus da Panda Software