Em 2014 um em cada cinco smartphones vão garantir suporte para tecnologias de Near Field Communications, que facilitarão a utilização dos dispositivos para fazer pagamentos ou como meio para receber promoções interactivas. Contas feitas terão acesso a tecnologias NFC mais de 300 milhões de telefones inteligentes, metade dos quais nos Estados Unidos.



A previsão é da Juniper Research que para o final de 2011 antecipa um número total de 23 milhões de dispositivos em circulação, já com suporte para a nova tecnologia.



A empresa de estudos de mercado espera que a tecnologia venha a gerar elevados volumes de receitas, mas a Europa Ocidental não é a região que mais tirará partido do seu crescimento no curto prazo.



Em 2016 a região europeia deverá captar 20 por cento das receitas geradas pelas NFC, cerca de 23 mil milhões de dólares, atrás da China e da Ásia, que conseguirão captar 31 mil milhões de dólares (27 por cento) e dos Estados Unidos, que conseguirão a maior fatia de receita, 47 mil milhões de dólares, o equivalente a 41 por cento.



A empresa alerta no entanto para a necessidade de dar resposta adequada a vários desafios, para garantir o desenvolvimento deste mercado emergente. A existência de pontos de leitura da tecnologia é um dos aspectos referidos.