Existem já 50 milhões de utilizadores de equipamentos móveis com tecnologia de terceira geração em todo o mundo. A marca foi atingida no final do mês de Janeiro, conforme divulga o Fórum UMTS.



Combinados os utilizadores das tecnologias UMTS/WCDMA e CDMA2000 1x EV-DO, as duas principais normas 3G, o número de utilizadores chega já aos 72 milhões.



O Fórum UMTS adianta que a Europa tem sido o grande motor de desenvolvimento da tecnologia, a par com o Japão, o primeiro país a introduzir a terceira geração móvel.



Assim, a Europa acumula 25 milhões de utilizadores 3G WCDMA, 51 por cento do total, graças à intensificação das campanhas de marketing dos operadores no período de Natal e à disponibilidade de um número mais diversificado de equipamentos.



No que se refere às redes WCDMA, o Fórum UMTS contabiliza 100 infra-estruturas comerciais em 42 países. Em termos globais estão disponíveis para os mercados da Ásia, Europa e América do Norte 250 modelos de equipamentos móveis.



Em comunicado, a organização diz que acredita na continuidade do desenvolvimento rápido da tecnologia na Europa, impulsionado pela previsível adopção de HSPDA quer na Ásia e na América do Norte, como também na Europa.



Notícias Relacionadas:

2005-07-12 - Indústria quer HSDPA no mercado em 2006


2005-01-14 - Novo ano arranca com 16 milhões de subscritores UMTS