As estimativas são da IDC que contabiliza em cerca de 700 mil os tablets comprados ao logo de 2013 em Portugal, valor que representa um crescimento de 90% relativamente ao ano anterior.

A consultora prevê que os valores de crescimento comecem a abrandar à medida que os volumes alcançam níveis elevados, mas deverão manter-se nos dois dígitos nos próximos três anos, "suportado pela contínua expansão de produtos, enquanto a adoção corporativa vai conferir um novo fôlego no segundo semestre e seguintes".

No geral, o mercado de Smart Connected Devices - SCD, que inclui smartphones e computadores, além do tablets, somou 3,5 milhões de equipamentos vendidos ao longo do ano, num crescimento de 19,6% relativamente a 2012.

Os smartphones continuaram a ser o maior segmento do ponto de vista do volume de vendas, representando mais de 60% do mercado e um volume de mais de 600 mil unidades no último trimestre de 2013, mas registando um crescimento mais modesto, 10,2% no último trimestre e 20,6% no ano.

Já o mercado de PC caiu 2% no último trimestre de 2013, apesar do segmento corporativo ter registado um crescimento de 13,4% devido à renovação de equipamentos no mercado empresarial.

A IDC acredita que 2014 vai trazer uma contração mais suave no segmento de consumo e volumes mais sustentados no espaço comercial, provenientes das renovações em curso e contínuos investimentos por parte dos clientes.

Competição entre fabricantes continua fragmentada

A liderança do mercado de tablets alterou-se todos os trimestres de 2013 alternando entre a Apple, a Acer e a Asus, mas foi a Samsung quem assegurou a liderança nas vendas anuais, seguida pela Apple, pela Acer e pela Asus. A espanhola bq posicionou-se na 5ª posição, enquanto assistimos a forte crescimento da Toshiba, da ZTE e da Lenovo.

A Samsung lidera também no mercado de smartphones, seguida pela LG e pela Apple. Estes três fabricantes asseguraram 60% do mercado em 2013.

No segmento dos PC, a HP readquiriu a liderança do mercado português em 2013, seguida pela Asus, pela Toshiba, pela Acer e pela Samsung.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico