No terceiro trimestre de 2005 foram vendidos em todo o mundo 208 milhões de equipamentos móveis. Esta é a segunda vez que num único trimestre são vendidos mais de 200 milhões equipamentos, depois de no último trimestre do ano passado esta barreira ter sido ultrapassada pela primeira vez.



Os números de vendas registados entre Julho e Setembro representam um crescimento de 19,1 por cento face ao período homólogo e de 8,3 por cento face ao trimestre anterior. Para este crescimento contribuíram a introdução de novos produtos e a renovação de portfólios, detalha a IDC que acrescenta a estes factores uma melhor capacidade dos fabricantes para responderem às exigências do mercado, com uma oferta mais diversificada.



Por regiões destacam-se a Europa Ocidental, que tal como em trimestres anteriores, foi uma das geografias mais atentas ao lançamento de novos produtos, destaca a consultora.



"A dominância de um modelo de subsidiação de equipamentos e os ciclos de upgrade a 12 meses, combinados com a introdução de um grande número de equipamentos multimédia orientados ao segmento alto do mercado, geraram procura numa região com taxas de crescimento de subscritores saturadas", sublinha Andrew Brown da IDC em comunicado.



O mesmo responsável sublinha, no entanto, que as taxas de crescimento nesta zona do globo só poderão manter-se se os fabricantes tiverem capacidade para dar resposta a um mercado cada vez mais segmentado, apostando no lançamento de produtos que respondam às necessidades dos vários tipos de utilizadores.



A par com a Europa, contribuíram positivamente para o crescimento das vendas no trimestre mercados emergentes como a China e a região Ásia/Pacífico de um modo geral, refere ainda o documento.



Ranking de fabricantes mantém-se inalterado



Este crescimento do mercado não trouxe alteração ao nível do posicionamento no ranking de vendas dos principais fabricantes, embora todos tenham aumentado os seus níveis de vendas. A Nokia terminou o trimestre com 66,1 milhões de unidades vendidas, o que lhe garantiu uma quota de 32 por cento e um crescimento, face ao período homólogo, de 29,6 por cento.



A Motorola vendeu no período 38,7 milhões de unidades, garantindo uma quota de 18,6 por cento e um crescimento de 66,1 por cento. Na terceira posição do ranking mantém-se a Samsung com vendas de 26,8 por cento, uma quota de 12,9 por cento e um crescimento de 18,1 por cento.



O lugar seguinte é ocupado pela LG que cresceu 31,4 por cento no período analisado, com vendas de 15,5 milhões de unidades e uma quota de 7,2 por cento. A tabela dos top5 fica completa com a Sony Ericsson que no trimestre vendeu 13,8 milhões de unidades, angariando uma quota de 6,6 por cento para absorver um crescimento de 29 por cento face ao período homólogo.



Notícias Relacionadas:

2005-08-01 - Mercados emergentes impulsionam vendas de equipamentos móveis no segundo trimestre

2005-05-22 - Utilizadores móveis devem ultrapassar os 2,14 mil milhões este ano

2005-05-10 - Vendas de telemóveis abrandam em 2005 com estagnação do mercado de substituição