Tal como já era dado como certo por alguns rumores, o Facebook anunciou ontem uma extensão da sua parceria com o Skype, que vai levar serviços de videochamada para o chat da rede social, garantindo uma dimensão de imagem às conversas em tempo real que já podem ser feitas a partir da plataforma.



A comunicação vídeo estará disponível dentro de algumas semanas, tal como outras novidades anunciadas também ontem pelo Facebook numa conferência de imprensa. Garante a empresa, será de utilização fácil e intuitiva e exige apenas ao utilizar que carregue num botão – na parte superior da janela de chat - para activar a possibilidade. A novidade pode ser usada mesmo por quem não tem conta no Skype.



Mark Zukerberg, presidente e fundador do Facebook, anunciou ainda que a sua rede social vai passar a permitir chats múltiplos, com vários utilizadores a comunicarem em simultâneo (não em vídeochamada que, pelo menos para já, só poderá ser usada em comunicações de um para um).



É também novidade um renovado desenho para a barra de contactos das mensagens instantâneas, uma alteração que visa melhorar a visibilidade da informação, fazendo-a interferir menos com o resto da informação no ecrã, explicou o Facebook.



O novo serviço de vídeo do Facebook estende uma parceria com o Skype, que se iniciou no ano passado com a integração de algumas funcionalidades da rede social no serviço de telefonia e o lançamento da aplicação SkypeMe.



Nessa altura ainda a empresa não tinha sido adquirida pela Microsoft, que pagou recentemente 5,9 mil milhões de euros pela companhia de soluções de Voz sobre IP.