A Visa Eu e a Nokia anunciaram hoje uma parceria para a área de pagamentos móveis centrada numa nova versão da aplicação de carteira que passará a ser utilizada nos aparelhos Nokia e no serviço Verified by Visa.



Esta aplicação, que numa primeira fase foi disponibilizada nos telefones Nokia 6220 e Nokia 6600, "permite o armazenamento de uma quantidade significativa de informações pessoais e a sua fácil recuperação no decorrer de uma sessão de browsing para preencher campos de informação requeridas para efectuar pagamentos, explicam as empresas em comunicado.



Entre as informações que poderão ser guardadas por esta via contam-se nomes de utilizador e palavras chave para os diferentes serviços móveis, detalhes de pagamentos através de Visa, endereços de entrega e notas pessoais, etc.



Estes dados podem ser enviados para a aplicação por intermédio de fornecedores de serviço e dos emissores do cartão por duas formas: via wireless ou através da introdução manual das informações na carteira, para serem depois encriptados garantindo que o acesso a esta aplicação só será possível com o respectivo código PIN.



Em comunicado, a Visa garante ver "o canal móvel como parte essencial da sua estratégia" e garante estar a alargar o serviço Verified by Visa para que este inclua o canal móvel.



O Verified by Visa protege o detentor do cartão com uma única password e uma mensagem pessoal de segurança, vedando o acesso a utilizadores não autorizados em operações realizadas junto de comerciantes Verified by Visa. Esta password será válida tanto no canal de Internet, como para o canal móvel.



O serviço é suportado pelo protocolo 3-D Secure, um padrão de autenticação de pagamentos global desenvolvido pela Visa, com o objectivo de tornar mais seguras as compras online através da autenticação dos donos do cartão e dos retalhistas.
Os testes de compatibilidade entre a aplicação de carteira e o serviço Verified by Visa foram realizados pela Modirum.



Notícias Relacionadas:

2003-05-14 - Nokia prepara lançamento de "telemóvel-cartão de crédito" com MasterCard

2001-09-24 - Nokia e Visa lançam projecto de pagamentos com telemóveis de dois cartões