A operadora britânica de telecomunicações sem fios Vodafone está a planear
lançar um serviço móvel de dados que disponha de acesso a redes GPRS e Wi-Fi em Julho ou Agosto, estando por isso neste momento a solicitar aos
utilizadores empresariais que pretendam testar esta nova versão do Vodafone Mobile Office que se registem, informou o The Register.

O novo serviço - que será mantido oficialmente em segredo durante os próximo meses - destina-se a clientes corporativos que utilizam PCs ou dispositivos Pocket PC e software empresarial de produtoras como a SAP e a Seybold que permite administrar remotamente sistemas mainframe comuns.

Para ligação às redes, o serviço irá empregar a tecnologia de acesso remoto da Citrix, embora ainda não tenha sido assinado oficialmente o acordo entre a Citrix e a Vodafone que permita a utilização deste produto. Segundo responsáveis da operadora sem fios, a nova modalidade irá custar provavelmente 50 libras (70,28 euros) a cada utilizador por mês.

"Queremos com certeza tornar possível aos nossos clientes obter acesso a
partir de qualquer dispositivo sem fios que possuam. Existirá um grande botão Wi-Fi no nosso software, o produto Dashboard, e iremos pagar os custos de acesso a todos os fornecedores de acesso wireless à Internet que as pessoas utilizarem", declarou Ivan Donn, director da unidade de Aplicações Móveis da Vodafone, àquela publicação online.

Dentro destes ISPs, incluem-se rivais como a T-Mobile que recentemente lançou um serviço integrado de
subscrição para utilizadores de GPRS e Wi-Fi. "Possuímos acordos com todas as operadoras de telecomunicações nossas concorrentes", acrescentou Donn. A Vodafone já disponibiliza uma série de cartões de dados para que os utilizadores possam, por exemplo, utilizar dados no padrão CDMA nas regiões dos Estados Unidos onde está disponível ou dados GSM/GPRS noutras áreas.

Notícias Relacionadas:
2003-05-09 - T-Mobile junta contas de serviços Wi-Fi com chamadas de
voz

2003-04-21 - Cisco
prepara-se para lançar telemóvel Wi-Fi em Junho