(Atual.) A operadora anunciou que a partir de segunda-feira a tecnologia, que permite acelerar a velocidade das ligações de dados na rede móvel até aos 300 Mbps, vai estar disponível para os clientes residentes nas zonas de Lisboa e Porto.

As zonas são as únicas onde, para já, a tecnologia tem cobertura. Nos próximos meses o 4G+ chega a outras zonas do país, adianta a operadora, sem fornecer mais detalhes sobre planos de expansão. Em Lisboa e no Porto a empresa detalha na próxima segunda-feira a lista de locais com cobertura do serviço. Aí estarão referidas zonas como o Parque das Nações, CCB, Estádio da Luz ou Praça do Campo Pequeno. No Porto a tecnologia poderá ser usada na zona do edifício da operadora, hospital de São João, Serralves, entre outras.



Para ter acesso a este upgrade na velocidade da rede móvel é também necessário ter um dispositivo que suporte a tecnologia e a oferta ainda é limitada. Na rede da Vodafone pode para já recorrer ao Samsung Galaxy Alpha (589,9€) e o router Vodafone 4G B4000 (289,9€).



O LTE-Advanced tira partido de duas ou mais faixas e frequências, para aumentar a velocidade de transmissão de dados. NOS e MEO também já tinham anunciado testes com a tecnologia.

A NOS ainda em fevereiro fez uma demonstração de LTE-Advanced na zona do Campo Grande em Lisboa. A operadora (ainda Optimus) tinha anunciado outra experiência na mesma área um ano antes, tal como a MEO, que entretanto confirmou ao TeK que também já garante cobertura de LTE Advanced em alguns locais.



Os clientes MEO contam com acesso à tecnologia em várias zonas da região da grande Lisboa, como o Estádio da Luz, MEO Arena, Lagoas Park, Tagus Park e Marina de Cascais. A operadora assegura que o LTE Advanced está acessível desde setembro, mas só começou a vender o primeiro equipamento compatível (o Samsung Galaxy Alpha) já em outubro. O router Huawei E5186 para Internet móvel no PC juntou-se também à oferta, mas está apenas disponível sob consulta.

Este avanço no LTE vai permitir que a tecnologia ofereça débitos superiores ao de muitos serviços de acesso fixo, otimizando a experiência móvel de ligação à Internet e permitindo, por exemplo, fazer o download de um álbum com 10 músicas num segundo, ou fazer o download de um vídeo de um giga em 27 segundos.



Nota de redação: A notícia foi atualizada com informação sobre locais com cobertura 4G+ da Vodafone e da MEO, que entretanto confirmou também a disponibilidade da tecnologia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.