Com o "auxílio" do novo Sony Ericsson T68i, a Vodafone será o primeiro operador de rede móvel a lançar serviços de MMS - válido para Multimedia Messaging Service -, em Portugal, já a partir do próximo sábado, dando aos seus clientes a possibilidade de enviar mensagens com fotografias a cores, texto longo e som. Entretanto, a TMN prepara-se para anunciar hoje o lançamento de serviço idêntico. Ainda sem data específica marcada, os responsáveis desta operadora prometem disponibilizar o seu MMS durante este mês.



A partir do dia 11 de Maio, as Lojas Vodafone terão à venda os novos terminais MMS, juntamente com a câmara fotográfica Communicam MCA-20, também da Sony Ericsson. Em conjunto com o T68i, esta câmara permite tirar fotografias que podem ser enviadas numa mensagem multimédia para outro cliente Vodafone com o mesmo equipamento ou para qualquer endereço de email.



Os Clientes da Vodafone que disponham dos telefones adequados podem experimentar gratuitamente o Serviço MMS, até ao dia 31 de Julho. Após este período cada mensagem multimédia (até 30KB) terá um custo de 0,45 euros (IVA incluído).



Este novo serviço de messaging é uma evolução do actual SMS (Serviço de Mensagens Escritas), permitindo a integração de texto, imagem, cor e som, garantindo ao mesmo tempo a simplicidade na composição, envio e recepção de mensagens do seu predecessor.



O MMS é um serviço da chamada "terceira geração" que, neste caso, funcionará na actual rede GPRS da Vodafone. Através do MMS é possível, por exemplo, tirar uma fotografia com o telefone móvel e enviá-la, de e para qualquer destino compatível, acompanhada de texto e som.



Podem ser enviadas mensagens de texto com até, aproximadamente, 30.000 caracteres - quando no SMS o limite para texto era de 160 caracteres - e ainda enviar e receber mensagens multimédia de e para email.



Notícias Relacionadas:

2002-04-09 - Problemas com direitos de autor poderão levar a graves perdas financeiras no MMS

2002-04-03 - TMN com Multimedia Messaging Service brevemente na sua rede

2002-03-06 - Sony Ericsson apresenta telemóveis com ecrãs a cor e serviços MMS