A Vodafone tem os serviços de Internet móvel mais rápidos, segundo a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom). A operadora obtém a melhor classificação em termos de velocidade de download - vistas como a principal característica diferenciadora - para os servidores nacionais nos concelhos analisados de Lisboa, Porto e Faro.

No seu quarto estudo consecutivo de aferição da qualidade dos serviços de acesso à Internet através de banda larga, a entidade reguladora refere que a Vodafone e a Optimus apresentam velocidades médias em download muito boas e bastante próximas dos 2Mbps de velocidade máxima contratada. No Porto, os valores registados para a Vodafone superam, em média, o valor máximo contratado.

"Verifica-se que as velocidades médias de transferência de ficheiros são mais elevadas para a Vodafone, nos três concelhos em estudo, sendo esta diferença mais significativa no concelho do Porto, com o registo de 2.164kbps", refere-se no estudo, elaborado em parceria com a Qmetrics e a Ericsson Portugal.

Em velocidade de upload, destacam-se os desempenhos da Optimus nos concelhos de Lisboa e Faro e a Vodafone no Porto, onde consegue atingir valores médios superiores a três vezes à velocidade máxima contratada.

[caption]Tabela Anacom - Serviços de Internet Móvel[/caption]

Na ligação a servidores estrangeiros a Vodafone volta a liderar no acesso às máquinas instaladas no Reino Unido, mas a Optimus arrecada o primeiro lugar no que diz respeito aos servidores norte-americanos.

Refira-se que ontem, uma análise publicada pela Deco/Proteste dava conta de prestações muito idênticas na cobertura de rede e velocidades dos serviços de Internet móvel em Portugal entre os três principais operadores.

Valores para a rede fixa

Já na rede fixa, e relativamente aos servidores nacionais, a Zon conseguiu atingir o melhor valor de IVR (80,6%), um índice de normalização de velocidade relativa estabelecido pela Anacom para poder comparar as diferentes ofertas comerciais. A Vodafone surge na segunda posição, com um IVR de 77,2 por cento, e a Cabovisão em terceiro, com 70,2 por cento.

O SAPO lidera no acesso aos servidores internacionais, com alguma margem relativamente aos operadores concorrentes, conseguindo um IVR de 50,3 no caso dos EUA e de 59,5 por cento para o Reino Unido.

O Estudo de Aferição da Qualidade dos Serviços de Acesso à Internet através de Banda Larga está disponível, na íntegra, para consulta online.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.