A Vodafone é a tecnológica mais verde, segundo Tomorrow's Value Rating (ICT), uma tabela de 20 posições que avalia o desempenho ao nível da sustentabilidade das empresas a operar na área das tecnologias de informação e comunicação.

A avaliação baseia-se em diversos critérios relativos à responsabilidade ambiental das empresas e esforços empreendidos para desenvolver produtos e serviços que apoiem a resposta às alterações climáticas, explica a Two Tomorrows Group, a consultora especializada na área da sustentabilidade que levou a cabo o estudo.

A pontuação é conferida sob a forma de percentagem. A Vodafone sagrou-se campeã, com uma classificação de 60 por cento, seguida das fabricantes Nokia, com 55 por cento, e HP, que chegou aos 52 por cento.

Entre o Top 10 encontram-se sete empresas europeias, duas asiáticas e uma americana. O último lugar da tabela pertence à Verizon (20 por cento) e merece destaque também a fraca prestação das gigantes Sony (18º lugar) e Toshiba (16º).

De acordo com os responsáveis pelo estudo, a Vodafone destacou-se pela abrangência das suas políticas nesta matéria e implementação de mecanismos para lidar com os problemas de sustentabilidade ambiental.

Constatou-se também que as tecnológicas reconhecem, cada vez mais, as oportunidades de negócio associadas ao desenvolvimento de produtos e serviços que ajudem os outros sectores a reduzirem a sua pegada ecológica e ao uso da sua tecnologia para oferecer serviços com valor social acrescentado, em áreas como a saúde ou educação, por exemplo.

[caption]Tomorrow's Value Rating[/caption]