Prosseguindo o Projecto ITEM, iniciado em Novembro de 2001 pelo Instituto de Telecomunicações, Loures tem já a funcionar uma rede de monitorização remota de campos electromagnéticos, fruto de um acordo assinado entre a Câmara Municipal de Loures, a Vodafone e o próprio Instituto de Telecomunicações. Este acordo surge na sequência de outros dois já firmados em Sintra e Cascais.



As medições são efectuadas em cinco localizações do conselho de Loures, estando a rede a funcionar desde Fevereiro deste ano. No total, o Projecto ITEM acompanha a evolução dos campos electromagnéticos em 15 locais dos três concelhos abrangidos, tendo sido efectuadas ainda 166 medições pontuais em locais próximos de estações da Vodafone, em 13 distritos do Continente e da Madeira.



Os resultados são publicados no endereço http://www.lx.it.pt/item/, pretendendo-se desta forma ultrapassar algumas preocupações sobre eventuais efeitos resultantes da exposição à radiação electromagnética emitida pelas antenas dos sistemas de comunicações móveis. No mesmo site é publicada diversa informação sobre a exposição à radiação electromagnética proveniente dos sistemas de comunicações móveis, usando uma linguagem acessível ao público em geral.



No âmbito do Projecto ITEM, o Instituto de Telecomunicações tem a trabalhar uma equipa de investigadores, contando com a colaboração da Vodafone, no quadro das políticas de apoio a investigações científicas nacionais. A própria Vodafone já investiu neste projecto 440 mil euros, refere a empresa em comunicado.



A Vodafone afirma ainda que garante a conformidade das suas estações com os níveis de exposição recomendados e efectua medições próprias periódicas nos locais próximos das suas estações.

Notícias Relacionadas:

2003-06-04 - Instituto das Telecomunicações mede radiações de telemóveis em Sintra

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.