(Atualizada) A Vodafone Espanha anunciou o fim do seu serviço de televisão. A empresa justifica a decisão, que produz efeitos já a partir do início do ano, com a falta de rentabilidade da oferta e compensa os clientes afetados.



A operadora queixa-se do elevado valor da taxa criada em Espanha para financiar um serviço público sem publicidade, um modelo que Portugal também tem discutido. Num comunicado divulgado pela imprensa espanhola, a Vodafone assegura que o valor desta taxa (RTVE) supera em cinco ou seis vezes o valor da receita angariada com o seu serviço de televisão. Só este ano a RTVE custará à empresa 35 milhões de euros.



São afetados pelo fim do serviço de TV da operadora, que tal como em Portugal complementa a oferta fixa ADSL e a oferta móvel, 10 mil clientes de ADSL e 100 mil clientes do serviço móvel da operadora, que por essa via usavam os conteúdos televisivos.



Para compensar os clientes afetados pela decisão a operadora oferece a última mensalidade, no caso dos clientes Mobile TV. Os clientes ADSL ganham seis meses de acesso gratuito ao serviço online de aluguer de filmes Wuaki.



Em Portugal a situação é distinta e as empresas com serviços de TV não incorrem em custos da mesma ordem para financiar o serviço público. O TeK pediu no entanto um comentário à Vodafone sobre o assunto. Em resposta a operadora assegurou que "em Portugal está garantida a continuidade do serviço de televisão fixa da Vodafone".

A empresa não revela números da operação, mas sublinha que o número de clientes tem vindo a aumentar, "o que tem permitido o crescimento consistente da quota da Vodafone no mercado de televisão em Portugal".

"Com efeito, de acordo com os dados divulgados pelo órgão regulador Anacom, a Vodafone é o único operador alternativo (ao duopólio PT/Zon) que tem vindo a aumentar a quota no mercado de televisão em Portugal", acrescenta fonte oficial da operadora, dizendo ainda que a estratégia da operadora em Portugal passa por ser um operador de referência de comunicações fixas e de televisão nas zonas onde está presente, já com perto de 500.000 casas cobertas com rede de fibra óptica na Grande Lisboa e no Grande Porto.

Nota de redação: Foram acrescentadas declarações da Vodafone Portugal.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.