A Vodafone Portugal atingiu os 600 Mbps na sua rede móvel, tornando-se assim na primeira operadora europeia a atingir esta velocidade de débito. O marco foi ultrapassado com a ajuda de duas tecnológicas, a Ericsson e a Qualcomm.

A velocidade foi conseguida em testes de laboratório, revela a operadora portuguesa em comunicado. A Vodafone Portugal explica que tirou proveito de novas funcionalidades nas redes LTE Advanced para atingir este resultado.

A empresa recorreu ainda à largura de banda de três faixas na frequência de 60MHz, o que aliado a boas condições de propagação de ondas rádio, assim como a uma nova norma de modelação, permite "um aumento até 30% da velocidade de downlink atual", pode ler-se na informação partilhada.

Apesar de o avanço ser feito ainda nas redes 4G, a Vodafone Portugal diz que este é um passo importante na evolução das redes móveis, sobretudo a caminho do 5G.

Com os 600 Mbps atingidos na rede móvel a Vodafone diz ser possível "abrir uma página Web de forma instantânea e descarregar um vídeo em Ultra HD de 1GB em cerca de 15 segundos".

A Vodafone Portugal já tinha sido pioneira nos testes de velocidades de 300 e 450 Mbps, o que mostra a evolução que está a ser feita ao nível das velocidades de débito.