A Vodafone Portugal é a primeira operadora do Grupo a lançar o serviço Live Messenger nos telemóveis, resultado de uma parceria estratégica com a Microsoft mas que em breve será alargada também a outros fornecedores de messaging, como a Yahoo e até o SAPO. O serviço está disponível desde hoje e tem utilização gratuita até Outubro.

O Vodafone Messenger pretende servir os utilizadores de telemóveis que já usam o Messenger no PC. “O objectivo é captar os clientes de Messenger no PC e dar-lhes os benefícios e vantagens de usar o serviço no móvel”, explicou ao TeK Luís Cardoso, responsável pela gestão de produto da Vodafone Portugal.

Com o Vodafone Messenger os clientes da operadora podem usar a mesma conta do Messenger no telemóvel, mantendo-se ligado aos seus contactos em situações de mobilidade. O serviço pode estar ligado em modo minimizado, sendo activado quando existe uma nova mensagem, o que garante menor interferência com as funções do telefone e um consumo de bateria mais reduzido.

As mensagens podem ser trocadas com contactos que estão no PC (que têm a indicação de que o outro utilizador está a aceder num telemóvel), ou entre utilizadores móveis que tenham a aplicação instalada.

A preocupação da operadora é tentar alargar o serviço ao maior número de terminais possível e abranger vários fornecedores de Messaging. Para já até final de Julho serão integrados no Vodafone Live Messenger 12 terminais, nomeadamente o Motorola RAZR V3, Nokia 6070, Nokia 6101, Nokia 6280, Nokia 6630, Nokia N70, Nokia N80, Sharp 770, Sharp GX29, Sony Ericsson K800i, Sony Ericsson V600i, Sony Ericsson V630i. No prazo de um ano a operadora espera que sejam suportados 50 a 60 equipamentos.

Luís Cardoso estima que já este mês o serviço está disponível para mais de 700 mil utilizadores do Vodafone Live e que no horizonte de um ano chegue a 1,5 milhões de clientes da operadora portuguesa. Embora sem divulgar expectativas de número de clientes para o serviço, Luís Cardoso admitiu ao TeK que a Vodafone está confiante de que conseguirá captar um número significativo destes clientes para a utilização do Messenger.

Ao lançamento do Live Messenger que hoje se realiza segue-se, ainda este mês, o acesso ao Yahoo Messenger, para o qual a aplicação de Messaging da Vodafone já tem um separador próprio. Luís Cardoso não afasta também a possibilidade de estabelecer uma parceria com o SAPO para o SAPO Messenger, à semelhança da que já existe para o MyMail, através do qual os clientes da Vodafone podem aceder ao serviço de email do ISP.

Os dados recolhidos pela Vodafone apontam para a existência de 2 milhões de utilizadores portugueses de serviços de messaging no PC, com um domínio esmagador da Microsoft que deterá 98 por cento de quota de mercado com o Live Messenger. Um estudo de mercado específico sobre Instant Messaging (IM) realizado pela comScore Networks Inc em Abril de 2007 para o Grupo Vodafone e que analisa os principais serviços de IM a nível europeu aponta para uma quota de 3 por cento do Yahoo Messenger.

Já o SAPO Messenger deverá ter uma quota superior a 5 por cento, segundo dados do Bareme Internet da 2ª Vaga de 2006. Note-se que o facto de alguns utilizadores possuírem conta em mais do que um serviço faz com que a percentagem total de utilização exceda os 100 por cento.

A instalação da aplicação Vodafone Messenger é obrigatória para aceder ao serviço e por enquanto é possível apenas nos terminais já referidos. A aplicação pode ser descarregada do portal Vodafone life!

Até final do mês de Outubro a utilização do Messenger nos telemóveis da Vodafone é gratuita, sendo cobrada uma taxa fixa a partir desta data. Luís Cardoso explicou ao TeK que a operadora está ainda a afinar o valor mas que este deverá ser de 3 euros por mês para tráfego de mensagens ilimitado.

Notícias Relacionadas:
2005-07-01 - MSN e Vodafone integram serviço de mensagens instantâneas

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.