A Vodafone comunicou hoje ter realizado a primeira chamada de dados em redes de 3,5G. A empresa prevê disponibilizar a tecnologia HSDPA (High Speed Downlink Packet Access) no início do próximo ano a um número restrito de pessoas, contando generalizar o acesso no segundo trimestre de 2006 a todos os clientes.

Ao disponibilizar redes 3,5G, a Vodafone pretende que todos os consumidores usufruam de velocidades acrescidas nas aplicações móveis, assim como das melhorias no acesso aos vários serviços de dados, refere no comunicado enviado à imprensa.

A Vodafone quer ainda potenciar os actuais serviços de informação e entretenimento actualmente disponíveis e os serviços de banda larga móvel da empresa, nomeadamente o acesso à Internet e email - Vodafone Mobile Connect Card 3G, o portal móvel Vodafone live!.

A tecnologia HSDPA como evolução da rede de 3G vai oferecer a possibilidade de multiplicar por quatro as velocidades permitidas hoje pelo UMTS, passando dos actuais 384 Kbps para 1,5 Mbps.

Recorde-se que a Optimus anunciou em Julho deste ano que estava a testar uma rede de acesso UMTS HSDPA no arquipélago da Madeira com o objectivo de melhorar a cobertura da operadora na ilha e criar uma plataforma de ensaio para uso generalizado da tecnologia.

Nota de Redacção: [2005-11-10 20:57:00] A notícia foi corrigida na referência às velocidades de transmissão de dados.

Notícias Relacionadas:
2005-07-12 - Indústria quer HSDPA no mercado em 2006

2005-06-01 - Optimus testa HSDPA na Madeira