Depois de examinar a experiência de algumas empresas na venda dos seus produtos, nomeadamente a Coca-Cola, a Vodafone decidiu vender telemóveis numa sistema pay-as-you-go através de máquinas designadas QuickPhone. A Vodafone disponibiliza nas máquinas três modelos de telemóveis, com valores entre os 44 euros e os 88 euros, assim como cartões SIM para telemóveis por cerca de 7 euros.

Numa primeira fase, serão colocadas apenas duas máquinas nas lojas da Vodafone em Manchester. Se o negócio correr bem, a empresa prevê expandir a oferta a outras localidades, incluindo os aeroportos, estações de comboio e centros comerciais.

Através de uma ligação 3G ou GPRS, as máquinas da Vodafone darão toda a informação relativa às vendas, assim como alertas para o caso das máquinas necessitarem de ser abastecidas com mais equipamentos.

Os utilizadores podem proceder ao pagamento em dinheiro ou em cartão de crédito, não necessitando de fornecer os seus dados, como o nome e a morada à empresa.

Tom Devine, director de retalho da Vodafone, revelou à imprensa que as máquinas se destinam aos turistas que visitam o Reino Unido e que necessitam de adquirir um telemóvel em resposta a uma emergência. O mesmo responsável acrescenta ainda que este serviço foi desenvolvido a pensar nos utilizadores que "sabem o que querem e que querem obter o produto o mais rapidamente possível"

Notícias Relacionadas:
2005-10-13 - Vodafone actualiza oferta de serviços de dados em 3G (actualizada)

2005-06-23 - Vodafone avança com push-to-talk gratuito até Outubro

2005-06-22 - Vodafone quer 360 mil clientes UMTS até final do primeiro trimestre 2006