A taxa de penetração da tecnologia de voz sobre IP (VoIP) no mercado empresarial norte-americano deverá crescer de três por cento registados no ano passado para os 12 por cento em 2004, segundo as previsões da In-Stat/MDR.



O sector das grandes empresas é aquele onde o VoIP marca maior presença, estimando-se que a taxa de penetração chegue aos 43 por cento no final do ano, enquanto no sector das empresas de média dimensão atingirá os 34 por cento.



A análise da In-Stat/MDR mostra também que actualmente o sector empresarial tem maior preferência por aplicações de VoIP que se baseiem em algum elemento LAN, como os PBX IP, em oposição a soluções totalmente em outsourcing, como um IP Centrex.




Conclui-se igualmente que a maioria das empresas irá usar um misto de serviços de comunicação de voz e tecnologias, e não o VoIP em exclusivo. Embora as grandes e médias empresas sejam os early adopters da tecnologia, as fabricantes não deverão negligenciar as empresas de menor dimensão, aplicando-se no desenvolvimento de soluções à medida.



Notícias Relacionadas:

2004-06-30 - Americanos mostram-se receptivos à mudança para VoIP