Um conjunto de empresas ligadas às telecomunicações juntaram-se numa aliança para promover o uso das tecnologias VoIP, uniformizar regras de utilização e fornecer à indústria mais e melhor informação sobre a voz sobre Internet. A VoIP Security Alliance (VOIPSA) está já a planear uma série de acções para o ano de 2005 e pretende envolver ainda um maior número de companhias.



A promoção de ferramentas de segurança, a investigação e distribuição de informação sobre vulnerabilidades da tecnologia, sobretudo ao nível dos protocolos, é uma das áreas prioritárias da actividade do grupo, segundo informação disponibilizada à imprensa.



A VoIP Security Alliance pretende partilhar e difundir conhecimentos sobre os riscos de segurança inerentes à telefonia IP, por forma a eliminar mitos e promover a utilização da tecnologia. Este trabalho de divulgação será dirigido a grupos de discussão, white papers e projectos de investigação.



O grupo acredita que a sua agenda de iniciativas poderá contribuir para desmistificar algumas questões, como a convicção de que uma rede VoIP é semelhante a uma rede tradicional de dados, sublinhando as diferenças ao nível da qualidade e da privacidade, avança a revista citando os responsáveis da iniciativa.



A promoção das melhores práticas nas empresas que adoptem soluções de VoIP é outra das prioridades deste grupo constituído pela Alcatel, Avaya, Comcast, Qualsys, Symantec e TippingPoint.



Notícias Relacionadas:

2004-12-10 - VoIP ganha terreno entre grandes e médias empresas dos EUA

2004-06-30 - Americanos mostram-se receptivos à mudança para VoIP