O volume de telemóveis vendidos a nível mundial em 2003 deve ficar perto da marca de 500 milhões de unidades, muito à custa do vigor dos amadurecidos mercados europeu e norte-americano e ainda dos países em vias de desenvolvimento, avançou um estudo recente da firma Strategy Analytics.

Segundo a mesma empresa de estudos de mercado, a venda de equipamentos deverá rondar os 492 milhões, facto que se traduz num aumento de cerca de 15 por cento em relação ao ano de 2002. No terceiro trimestre deste ano o volume de vendas de telemóveis cresceu 22,8 por cento em relação ao mesmo período do ano transacto, chegando aos 131,9 milhões de unidades.

Por trás destes números está o volume crescente de clientes destes aparelhos na Europa e América do Norte que têm vindo progressivamente a substituir aparelhos antigos por telemóveis com ecrãs a cores, câmaras de fotografar e funcionalidades MMS. A isto vem juntar-se o número cada vez maior de clientes de países em vias de desenvolvimento, nomeadamente na América Latina, Ásia e Leste Europeu.

Para a mesma empresa, estes resultados representam "um sinal encorajador de que o mercado global de telemóveis está a recuperar solidamente", afirma o analista de mercado Chris Ambrosio no referido relatório. Por tudo isto, a Strategy Analytics afirma que vê sinais positivos para vendedores e distribuidores para que este crescimento continue nos próximos trimestres.

Notícias Relacionadas:
2003-09-07 - IDC prevê crescimento recorde do mercado de telemóveis em 2004

2003-09-04 - Vendas de telemóveis no segundo trimestre do ano superam todas as expectativas
2002-12-11 - Procura de terminais móveis cresce quase 10 por cento em 2003