De acordo com a informação disponível serão quatro as aeronaves onde a ligação de dados estará disponível, graças a um acordo assinado entre a companhia aérea e a Telefónica, que fornece a tecnologia.



Numa nota à imprensa a Vueling explica que o objetivo do serviço é garantir aos clientes uma experiência de Internet semelhante àquela que têm em terra.



A empresa também sublinha que será a primeira companhia aérea europeia a oferecer Internet com aquela velocidade. Fica apenas por revelar se o serviço de Internet a bordo será disponibilizado gratuitamente ou de forma paga e quanto pode custar.



Na base do novo serviço da Vueling está tecnologia da operadora de telecomunicações espanhola, combinada com tecnologia da Eutelsat, que recorre ao satélite KA-Sat para assegurar a ligação à Internet.



Segundo a Telefónica, esta nova geração de satélites da banda Ka são os únicos a permitir ligações a 20 Mbps durante o voo. A tecnologia da Eutelsat é comercializada com o nome Air Access.


Recentemente foram eliminadas as restrições ao uso de equipamentos eletrónicos a bordo dos aviões, para qualquer altura do voo. Estas novas ofertas tiram partido dessa evolução.



Parte do mesmo grupo, a Iberia anunciou também no ano passado planos para disponibilizar Internet em 25 aviões da frota.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico