A Optimus apresentou hoje um serviço de acesso directo ao email, suportado no Windows Mobile, através de dois equipamentos Qtek, apresentados também hoje pela operadora.
A nova oferta centraliza uma aposta da companhia no mercado de dados e mais concretamente nas funcionalidades de correio.



O serviço permite ao utilizador uma sincronização constante ou programada (de 15 em 15 minutos) das contas de email do utilizador no telemóvel, garantindo ainda o download de ficheiros anexos às mensagens de correio em vários formatos, bem como a sua visualização e edição.



Numa apresentação aos jornalistas a Optimus admitiu que o mercado a que se dirige é hoje pouco significativo em termos de receitas para os operadores, mas considerou que esse cenário deverá alterar-se apresentando algumas previsões.



Segundo a operadora em 2007 o mercado de messaging via telemóvel na Europa Ocidental deverá valer 24 mil milhões de euros. No curto prazo a Optimus pretende chegar a 5 mil clientes com este novo serviço.



De acordo com a empresa, o serviço Acesso Directo ao email é de instalação fácil - não necessitando de instalação de um novo servidor - e garante a compatibilidade com todos os emails de ISPs com POP3.



O custo, para utilizadores pouco frequentes é de 2,10 euros por MB, enquanto que para utilizadores frequentes a Optimus desenhou um pacote de 10MB que irá custar 12,5 euros (valores sem IVA).



O serviço é sustentado na rede GPRS da operadora, o que pressupõe uma velocidade média de 90kbps e permite igualmente a sincronização instantânea de contactos e agenda, desde que a informação em causa esteja também disponível no servidor Microsoft Exchange 2003.



Os dois terminais válidos para este serviço são o QTEK 9090, QTEK S100, ambos combinam funcionalidades de telefonia e PDA, câmara fotográfica, Pocket Word, Excel, PowerPoint, entre outras funcionalidades.



O primeiro dos dois equipamentos custa 699,90 euros e tem um espaço de memória de 128MB, enquanto o segundo modelo custa 499 euros e tem um espaço de memória de 64 MB.



Notícias Relacionadas:

2004-10-28 - Vodafone apresenta terminais Blackberry para gestão móvel do email
2003-11-18 - Novabase entra no negócio dos smartphones

2003-01-14 - Optimus continua a apostar em segmento empresarial com novo produto PDA