A parceria recém-estabelecida entre a Nokia e a Microsoft vai contribuir para que o sistema operativo Windows Phone assuma a vice-liderança do mercado mundial de smartphones em 2015, estima a IDC, que coloca a plataforma Android na dianteira.

Para este ano, a consultora atribui ao sistema operativo da Google uma quota de mercado de 39,5 por cento. O Symbian surge em segundo, com 20,9 por cento de participação e o iOS, da Apple, assume a terceira posição, com uma quota de 15,7 por cento.

O quarto lugar de 2011 é arrecadado pela plataforma BlackBerry (14,9%), da Research In Motion, e só depois surge o Windows Phone 7 (5,5%).

Até 2015, o sistema operativo móvel da Microsoft deverá registar um crescimento de mais de 67 por cento, altura em que marcará presença em 20,9 por cento dos smartphones em todo o mundo.

Paralelamente, a quota de mercado do sistema Symbian, plataforma de eleição da Nokia durante muitos anos, deverá cair acentuadamente para uns muito pouco significativos 0,2 por cento. Ao mesmo tempo, os sistemas iOS e BlackBerry deverão sofrer uma queda ligeira em participação, embora crescendo ambos em termos absolutos.

[caption][/caption]

As previsões da IDC apontam ainda para que, durante este ano, se vendam em todo o mundo 450 milhões de unidades de smartphones. O valor é representativo de um crescimento de 49,2 por cento face a 2010, quando terão sido comercializados 303,4 milhões de telefones.

Nota de Redacção: Foi acrescentado uma imagem com o quadro da quota de participação estimada pela IDC para os diferentes sistemas operativos e alterada a referência, em algumas partes do texto, à versão do Windows Phone.