A iniciativa Wireless Village, que foi criada no final de Abril de 2001 pela Ericsson, Motorola e Nokia (ver Notícias Relacionadas) e que conta actualmente com a participação de outras 100 companhias, anunciou hoje o lançamento da primeira versão das suas especificações industriais que irão permitir a compatibilidade de serviços de instant-messaging e de posicionamento - presence services - (IMPS)



Estas especificações Wireless Village foram concebidas no sentido de promoverem a interoperabilidade universal entre diferentes ofertas de posicionamento e de instant messaging, quer se trate de redes fixas ou móveis.



Segundo refere o comunicado oficial, "os produtos e serviços que suportem as especificações da Wireless Village vão oferecer aos consumidores liberdade móvel ao disponibilizarem funcionalidades móveis, compatíveis e ricas de instant messaging e posicionamento em dispositivos sem fios".



Os responsáveis por esta iniciativa acrescentam ainda que, graças a estas novas normas industriais, "os consumidores e homens de negócios vão poder ver informação sobre a sua localização, partilhar conteúdos, enviar mensagens imediatas com conteúdos multimédia e integrar comunidades virtuais através dos seus terminais móveis, independentemente do local ou hora". Afirmam ainda que a informação relativa ao posicionamento aumenta em muito a utilidade do instant messaging porque pode averiguar o estatuto online e disponibilidade dos parceiros de conversa ou amigos do utilizador.



A interoperabilidade pode ser obtida através de telemóveis, dispositivos informáticos móveis e aplicações destinadas a computadores desktop, mediante o recurso a protocolos independentes de aplicações. Estas especificações abertas vão permitir que os fabricantes de equipamentos, programadores de aplicações, operadores de telecomunicações móveis e proprietários de portais da Web introduzem produtos comerciais compatíveis com a Wireless Village.


Notícias Relacionadas:

2001-08-03 - Fórum de desenvolvimento apresenta WAP 2.0

2001-04-26 - Ericsson, Motorola e Nokia juntas na Wireless Village

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.