As Redes Locais Sem Fios (WLAN) vão tornar-se as infra-estruturas móveis sem fios dominantes nos próximos cinco anos em detrimento das redes móveis de terceira geração, indica um estudo recente da empresa Metrinomics. Este relatório estabelece medidas comparativas acerca da segurança, desempenho e benefícios de utilização das duas diferentes tecnologias e englobou 300 membros do painel de Tecnologias de Informação da Metrinomics (que ascende a 11 mil pessoas).
Na comparação entre as redes de terceira geração e as WLAN, a amostra considerou que as segundas têm um desempenho melhor, assim como uma maior amplitude de serviços. Apesar dos problemas de compatibilidade, mais de metade dos inquiridos julga que as WLAN possuem mais interoperatibilidade que as redes de terceira geração.
Problemas na entrega de aparelhos e a desconfiança do consumidor acerca da capacidade dos operadores móveis para evoluirem das redes de segunda para as de terceira geração de forma simples e eficaz, interferiram também de forma contundente na pior reputação do 3G em termos de interoperatibilidade.
Assim sendo, cerca de 90 por cento dos inquiridos na sondagem considera que as WLAN seriam as infra-estruturas que escolheriam se decidissem adoptar uma solução de redes sem fios em suas casas nos próximos anos.
Notícias Relacionadas:
2003-02-11 - Mercado europeu de hotspots cresce acentuadamente em 2002
2003-01-10 - Wi-Fi Alliance cria programa de certificação para espaços de acesso à Net nos EUA
2002-07-10 - Cisco instala hotspots de redes locais sem fios em aeroportos europeus
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários