O conselho de administração da Portugal Telecom aprovou ontem a nomeação de Zeinal Bava para liderar o Comité de Engenharia e Redes, Tecnologia e Inovação e Oferta de Produto que vai ser constituído na Oi, a empresa participada pela operadora portuguesa no Brasil. O Jornal de Negócios escreve que o executivo irá agora dedicar mais tempo ao mercado brasileiro, até porque este é um órgão estratégico e operacional importante no universo da empresa.

A partilha de conhecimentos entre as duas operadoras e a transferência de know-how e inovação é uma das áreas que a Portugal Telecom destacou como relevante desde o anúncio do investimento na Oi. O mercado brasileiro tem um grande potencial de crescimento mas em muitas áreas e serviços está numa fase de maturidade diferente de Portugal.

A estratégia marca também a consolidação do investimento da PT na nova participada no Brasil, depois da venda da sua participação na Vivo.

Zeinal Bava e o administrador da PT e presidente da PT Brasil, Shakhaf Wine, foram também nomeados administradores da PT no conselho da Tele Norte Leste Participações e da Telemar Participações, caso a proposta seja aprovada na assembleia-geral da empresa brasileira a 29 de Abril.

Em comunicado à CMVM a PT anunciou ainda novas nomeações para o seu conselho de administração, que passa a ter 7 elementos. Alfredo Baptista e Pedro Durão Leitão, que assumiam já posições de administração na PT Portugal, entram agora como membros executivos da holding.

Foram ainda nomeados para o conselho de administração da PT, por cooptação, Pedro Jereissati e Otávio Marques de Azevedo, Presidente do Conselho de Administração e Director-Presidente da Telemar Participações, a holding que controla a Oi. Estes dois administradores têm funções não executivas.

Ainda ontem a PT comunicou também ao mercado que a Telemar Norte Leste SA passou a deter directamente uma participação qualificada superior a 2% dos direitos de voto correspondentes ao capital social da PT, o que resultou da execução do contrato celebrado no dia 4 de Março de 2011 entre a operadora brasileira e o Barclays Bank.