São apenas quantitativos os dados que o regulador de comunicações divulgou hoje sobre a qualidade dos serviços fixos no terceiro trimestre, compilando informação fornecida pelos operadores. O relatório da Anacom mostra que a Vodafone é a empresa que mais demora a instalar uma nova ligação, mas a Zon Açores é a que revela maior taxa de avarias por linha.

Sem qualquer avaliação qualitativa dos vários indicadores compilados, nem sequer do serviço de telefone fixo como um todo, a Anacom apresenta gráficos relativos ao prazo de fornecimento de uma ligação inicial, taxa de avarias e tempo de reparação de avarias, para o segmento residencial e empresarial, embora retire desta análise alguns operadores específicos, como a Colt Telecom, a Equant, a OniTelecom e a ReferTelecom, por possuírem ofertas não estandardizadas.

A avaliação já tinha sido feita para o segundo trimestre deste ano, também nos mesmos moldes.

Pela análise dos gráficos é fácil perceber que na área residencial a Vodafone tem os piores indicadores no tempo de ligação à rede e ativação do serviço para o segmento residencial. Entre o momento em que é realizado o pedido de ligação até à possibilidade de utilização efetiva podem decorrer mais de 25 dias, indica a Anacom.

A Optimus é a segunda operadora mais demorada nesta ligação, demorando mais de 20 dias, seguindo-se a Zon TVCabo com 15 dias de demora, enquanto a PT Comunicações e a Zon Açores são as mais rápidas, demorando menos de 5 dias.

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Quando está em causa apenas a ativação do serviço algumas operadoras conseguem mesmo resolver a questão em menos de um dia. É o caso da TMN, cujo processo decorre em minutos, da Vodafone com ativação imediata e da Zon Madeira.

Mesmo assim a Vodafone e a G9 são as únicas operadoras que reportam que todos os pedidos são cumpridos até à data acordada com os clientes.

Em termos de avarias é a Zon Açores que volta a ficar mais mal colocada, como já tinha acontecido no período anterior. A operadora regista mais de 0,12 avarias por acesso, um número que melhorou face aos 0,15 registados no período anterior mas que continua a ser de longe o mais elevado. Segue-se a Zon TV Cabo com 0,08 avarias e a Zon Madeira.

A menor taxa de avarias no segmento residencial pertence à Optimus, seguindo-se a G9, a Cabovisão e a TMN.

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Para a resolução de avarias volta a ser a Vodafone a mais lenta, seguida de perto pela TMN, ambas com mais de 150 horas consecutivas. Nesta área é são a Zon Açores e a Zon Madeira que mostram "melhor comportamento".

Apesar do posicionamento diferente de algumas operadoras no mercado empresarial, o cenário de qualidade do serviço não é muito diferenciado: a Vodafone continua a ser a mais demorada na instalação de serviço, e o recorde de maior taxa de avarias é da Zon Açores, com 0,35 avarias por acesso. Só na reparação de avarias a TMN passa à frente, tonando-se a mais demorada a resolver os problemas dos clientes empresariais.

O TeK solicitou à Anacom uma apreciação global da qualidade do serviço na rede fixa, mas fonte da operadora adiantou que esse dado não está de momento disponível.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

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