Hugo Jorge, director de marketing da Cabovisão, falou ao TeK para explicar as principais apostas estratégicas recentes e para o resto do ano da Cabovisão.



O responsável partilha a sua visão sobre os aspectos que devem marcar o ano e o impacto das redes de nova geração no mercado e no universo da operadora de serviços de TV, Internet e telefonia.

[caption]Hugo Jorge - Cabovisão[/caption]

TeK: Em 2011 para onde estarão orientadas as vossas baterias em termos de investimento?

Hugo Jorge:
O ano fiscal em que nos encontramos, que para a Cabovisão se iniciou em Setembro 2010, será seguramente um ano de investimento nos serviços e equipamentos que permitem interactividade com os nossos clientes. Lançamos recentemente a plataforma Video on Demand, dando acesso a conteúdos de qualidade a partir do conforto de casa com toda a comodidade e qualidade de visualização, com escolhas para toda a família. Outras ofertas estão a ser preparadas nestes área para muito breve.

A oferta de conteúdos, quer seja através do VoD, quer seja através dos canais lineares, tem vindo a ser uma aposta forte da Cabovisão, tendo sido recentemente lançado o TVI 24, o EuroSport 2 em Português, e em breve 2 canais HD e o EuroSport News.

Também será relevante mencionar o investimento feito nas áreas de atenção ao cliente, com o lançamento do website Voz do Cliente, onde damos voz aos nossos clientes para que nos sugiram formas de melhorar os nossos serviços, assim como dezenas de acções implementadas para melhorar as áreas de contacto já existentes. Acreditamos que a voz dos nossos clientes é importante e estamos a escutá-la. Mais uma vez pretendemos primar pela diferença e apostar no factor humano, na proximidade com o cliente e na maior atenção que lhe dispensamos.


TeK: Que aspectos mais relevantes tendem a marcar o ano no sector?

Hugo Jorge:
A crescente valorização das ofertas que os operadores continuam a fazer nos seus produtos, apostando nos conteúdos on-demand, quer via Set Top Box, quer via Web. Estes dois mundos estão cada vez mais integrados e importa aos operadores estar presente e garantir o acesso com qualidade e de forma inovadora entre os dois mundos.

Experiência web 2.0 em todos os dispositivos com interfaces que privilegiam a usabilidade, crescimento de TV Apps e widgets para TVs serão áreas de grande desenvolvimento para conquistar um cluster crescente de consumidores que serão o driver de novos consumos e de nova forma de consumir conteúdos, pull (demand) vs push (broadcast).

A TV continuará a ser a variável chave no Home Media em que conteúdos de vídeo, imagem, música podem ser adquiridos e partilhados, como experiências de Voice over TV / Gaming on TV, entre outros.

A cadeia de valor vai ser reconfigurada, dada a entrada de players não tradicionais e globais, como a Apple TV e Google TV, que suportam a sua oferta de valor na agregação e distribuição de conteúdos via VOD por Internet TV (Over-the-top), tentando substituir o modelo tradicional de distribuição de conteúdos multimédia através das plataformas de operadores de pay-tv.



TeK: As redes de nova geração estão a ganhar espaço. O que representa esta tendência no universo da Cabovisão e como tende a evoluir?

Hugo Jorge:
A oferta da Cabovisão é exclusivamente em banda larga, representando 65 por cento do universo da sua base de clientes. Com velocidades entre os 3 e os 120Mb, a oferta existente abrange todos os segmentos de mercado relativamente às suas necessidades de acesso, podendo estas ser conjugadas com as diferentes opções de pacotes de televisão e telefone. A Cabovisão lançou em 2009 o docsis 3.0 que se projectou com o lançamento da sua oferta NITRO 120Mb e 60Mb, representando estes últimos uma percentagem interessante e crescente dentro dos clientes Internet, quer para o mercado empresarial quer residencial.

É interessante que se discuta actualmente o papel das redes de nova geração. A Cabovisão foi pioneira, há 10 anos atrás, na implementação de uma rede de fibra óptica, a qual tem sido sucessivamente melhorada e actualmente respondemos às necessidades de navegação dos clientes residenciais e empresariais, disponibilizando um conjunto de soluções a la carte.

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