A Toshiba acaba de comunicar a nomeação de João Amaral como Regional Manager da empresa, assumindo a responsabilidade máxima do negócio em Espanha e em Portugal, depois de ter liderado a subsidiária portuguesa da empresa nipónica desde a sua criação em 2003.

O TeK questionou o actual Director-geral da Toshiba Portugal sobre os desafios que se abrem com esta nomeação e o impacto do trabalho realizado no país, que tem vindo a apresentar crescimento de negócios e de quota de mercado sucessivos e que já foi eleita como a melhor subsidiária da Toshiba no mundo.

TeK: Que desafios se abrem com esta nomeação para Regional Manager?
João Amaral:
Encaro esta nomeação como uma excelente oportunidade de desenvolvimento pessoal e de arranque da minha carreira internacional. Tanto para mim como para a equipa espanhola, será um desafio definir em conjunto uma estratégia que melhor se adeqúe ao mercado espanhol.

O maior desafio a curto prazo é dominar a 100% a língua e integrar-me nos hábitos de nuestros hermanos, com quem já trabalho há alguns anos.

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TeK: Acredita que os bons resultados obtidos pela subsidiária em Portugal justificam esta aposta da Toshiba na sua liderança em Espanha?
J.A. :
Os resultados em Portugal são fruto de um grande trabalho de equipa, honesto e continuado, que nos permitiu cimentar uma relação de confiança com todos os parceiros locais e, acima de tudo, com todos os nossos clientes finais. Os resultados de Portugal podem justificar esta aposta da Toshiba, no entanto, estou consciente de que vou ter de reescrever um novo guião e uma nova história, diferente mas, espero eu, igualmente bem sucedida.

TeK: Quais são as principais diferenças do mercado de Espanha em relação a Portugal, também em termos de posicionamento da Toshiba?
J.A.:
Apesar da proximidade, existem muitas diferenças entre os dois mercados. No entanto, o posicionamento de qualidade e inovação é percebido de igual forma em ambos os países.

TeK: Entre os programas que a Toshiba tem implementado, com sucesso, em Portugal, quais acredita podem ser replicados em Espanha?
J.A.:
Poderemos replicar modelos de sucesso existentes em Portugal, tais como o nosso programa de parceiros "Toshiba Mobility Program", assim como modelos de negócio mais elaborados e já implementados no mercado espanhol - campanhas bancárias ou ofertas para o mercado educativo.

Em síntese: tentaremos potenciar a boa relação existente entre as partes e, graças ao volume de negócio de ambos os países, fazer da Toshiba "Ibéria" uma das regiões mais fortes da Europa.