A SendIt é uma empresa de “consultoria estratégica e implementação tecnológica” – como os próprios responsáveis da mesma avançam – que atua no mercado da mobilidade e disponibiliza, entre outras soluções, o UsendIt, um serviço de SMS marketing que se distingue por “ajudar a construir vantagens competitivas aos clientes que o subscrevem.

A tecnológica portuguesa lança agora no mercado português e também a nível internacional um outro serviço, desta vez na área do email marketing. O SendMail é, basicamente, uma plataforma online que permite criar newsletters e outras “ações de marketing acessíveis e sem ser necessário ter conhecimentos de design, assentes em templates responsive que a SendIt desenvolveu”.

Sara Gonçalves Pereira, Mobile Marketing Manager da empresa criada em 2004 explica-nos como a SendIt pretende conquistar este segmento de mercado em particular.

TeK: Porquê lançar um serviço com estas características e finalidades? Considera que a oferta já existente neste mercado era insuficiente?

Sara Gonçalves Pereira: A SendIt pretende oferecer aos marketers e às empresas em geral todas as ferramentas necessárias para desenharem soluções móveis à medida das suas necessidades, que representem verdadeiras vantagens competitivas, independentemente do sector de atividade em que estas operem. Nesse sentido, o email marketing era o passo lógico na estratégia da empresa, que passa por ser o parceiro de referência em todas as áreas da mobilidade.O serviço SendMail vem, assim, reforçar a oferta global da empresa, que é muito mais abrangente e que conta com outras plataformas, das quais destacamos o uSendIt e o SendLab, uma plataforma para configuração de mecânicas promocionais bidireccionais no envio e receção de SMS.

Mais do que considerar a oferta existente no mercado insuficiente, sentimos que era necessário uma solução mais credível e eficiente na altura de apresentar resultados. Existem efetivamente muitas ferramentas com esta finalidade, mas poucas que assegurem a eficaz entrega dos emails. A escolha correta do serviço tem um grande impacto na eficácia das campanhas e é aqui que identificámos a oportunidade de trazer um valor acrescentado.

TeK: Qual o principal ponto forte do serviço SendMail?

Sara Gonçalves Pereira: A grande mais-valia que o serviço traz está relacionada com a capacidade que a SendIt tem de assegurar aos seus clientes elevadas performances nas taxas de entrega nas suas campanhas de email marketing. Esta é uma das variáveis cruciais na escolha de um serviço desta natureza. Levamos muito a sério o tema da privacidade dos dados e participamos diariamente numa verdadeira cruzada anti-spam.

Fazemos por sensibilizar ao máximo os nossos clientes para que construam bases de dados próprias e devidamente autorizadas, através de processos de permissão (opt-in), nos quais os subscritores aceitam expressamente, e sem margem para dúvidas, receber as suas mensagens (SMS ou email). É este o segredo para obter as melhores taxas de abertura e sucesso, em campanhas de marketing direto.

TeK: E que outras funcionalidades caracterizam a plataforma?

Sara Gonçalves Pereira: Destacamos, por exemplo, a disponibilização de relatórios detalhados que permitem analisar e fazer o tracking de toda a ação de marketing em tempo-real, sabendo-se exatamente quem recebeu, quem abriu e até mesmo quem interagiu com o conteúdo das mensagens, em qualquer parte do mundo. Depois há o facto de a plataforma estar munida de templates fáceis de usar, com um editor drag & drop que permite que as mensagens sejam facilmente personalizadas com o simples arrastar de imagens.

Isto faz com que a solução seja também perfeita para utilizadores sem conhecimentos a nível de programação ou design. Por último, dado a SendIt ser uma empresa especializada no universo da mobilidade, o design responsive dos templates foi uma prioridade, algo que aumenta também o sucesso das campanhas. 

TeK: Está prevista alguma modalidade gratuita, tal como o Mailchimp disponibiliza?

Sara Gonçalves Pereira: Neste momento não está nos nossos planos ter um plano gratuito, mas também não é algo que descartamos de todo. Optámos por ter um plano inicial muito acessível, a partir dos 5 euros, pois o nosso grande objetivo é assegurar a melhor performance e taxas de entrega possíveis, e isso tem o seu custo. O valor pedido cobre as mesmas e permite que o utilizador, a troco de um valor irrisório, possa explorar de todas as potencialidades do produto.

TeK: Em poucas palavras, como explicam ao utilizador iniciante o modo e propósito principal de recorrer a uma plataforma do género?

Sara Gonçalves Pereira: A explosão da internet fez com que o mundo se tornasse conectado e fez do email o principal veículo de transporte de informação. Como tal, é natural que as empresas, sobretudo as que querem ser bem-sucedidas, olhem para o mesmo como um dos principais veículos de marketing. As razões são óbvias – trata-se de um meio de comunicação altamente adaptável, em que é possível ser bastante criativo. Respondendo à questão numa frase, diríamos que é a forma mais simples, rápida e eficaz de promoção, e também a que apresenta a melhor relação preço/resultado. Mas, resumidamente, vemos três grandes argumentos para as empresas aplicarem uma estratégia de email marketing:

Baixos custos – Existem várias formas de promover os negócios usando o on-line, mas o email marketing é de longe a mais acessível. Os custos são atrativos, uma vez que se prendem essencialmente com o preço da utilização da ferramenta de envio de emails e pouco mais.

Facilidade em medir resultados – Muitas das formas de promoção empresarial têm um problema: a correta avaliação do retorno. O mesmo não se passa com o email marketing. Ao usar ferramentas especializadas como o SendMail, pode ter-se o tracking de quem abriu e de quem se interessou pela sua mensagem. Pode inclusive, em determinadas situações, promover um link específico para venda direta de produtos. O retorno aqui é facilmente mensurável, assim como a otimização das campanhas a médio prazo.

Facilidade de utilização – Hoje em dia, todos estamos familiarizados com o email. E com soluções como é o SendMail nem é necessário contratar colaboradores especializados para elaboração de campanhas, pois a ferramenta é altamente intuitiva e disponibiliza templates facilmente personalizáveis.

Lançámos ainda uma outra questão a Sara Gonçalves Pereira, relacionada com o volume de negócios que a Send IT prevê alcançar com este novo serviço, mas a responsável de Mobile Marketing Manager da empresa optou por não divulgar informações neste âmbito, afirmando apenas que se trata de “um serviço complementar bastante importante”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.