pela direcção da APRITEL *

Desejos para 2009
A APRITEL deseja que, em 2009, se tomem as decisões adequadas relativamente às redes de nova geração que permitam a criação célere de uma plataforma de desenvolvimento de serviços avançados de comunicações electrónicas. A Associação considera que tal só é possível se forem criados os incentivos para o desenvolvimento de uma infra-estrutura aberta que possa ser utilizada, em igualdade de vantagem, por todos os operadores do mercado.

A separação funcional da rede básica de cobre, é uma boa solução para reduzir incentivos à formação de condições discriminatórias entre operadores. A separação funcional do operador da rede básica não retira valor a esse operador, excepto se este estiver a usufruir ilegitimamente de condições vantajosas no acesso a essa rede. A APRITEL deseja que esse tema seja discutido e desmistificado durante 2009.

A APRITEL deseja ainda que o Estado dê o exemplo em matéria de compras públicas, designadamente promovendo e organizando concursos bem estruturados para aquisição de serviços de telecomunicações.

A APRITEL deseja ainda um Regulador realmente independente, trabalhando com eficiência na promoção de um sector competitivo e que seja motor para o desenvolvimento do sector, da economia portuguesa e do bem-estar dos cidadãos, e um Governo respeitador dessa independência abdicando da tentação intervencionista especialmente presente num período eleitoral.

A APRITEL está convicta que, se forem tomadas as decisões adequadas neste domínio, o investimento em telecomunicações vai crescer e, estando em contra ciclo com a economia, o sector pode constituir-se como um pilar importante para ultrapassar a crise económica e financeira que o país atravessa.

* Apritel - Associação dos Operadores de Telecomunicações

Veja também os desejos de outras associações convidadas a comentar o ano de 2009 pelo TeK, em 6 Desejos para 2009: A lista de desejos das associações do sector.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.