O quadro de direcção do Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) anunciou ontem que nomeou o empresário australiano Paul Tworney para os cargos de presidente e director executivo da organização que controla o sistema global de endereços
da Internet.

Tworney irá assim, já a partir do dia 27 de Março, substituir as funções até agora desempenhadas por Stuart Lynn, tornando-se desta forma o primeiro cidadão não americano a assumir a liderança do ICANN e, simultaneamente, a terceira pessoa a presidi-lo desde a sua criação em 1998 pelo governo dos Estados Unidos. O também antigo funcionário do governo australiano enfrenta o desafio de chefiar aquele organismo durante um processo de reorganização.

Com sede em Marina delRey, no estado norte-americano da Califórnia, o ICANN controla a administração global dos nomes de domínio da Internet, a alocação de endereços IP e o funcionamento do servidores de nomes de domínio. A organização não lucrativa andava à procura de um novo líder desde que Lynn anunciou em Maio de 2002 que iria abandonar os seus cargos no final do seu contrato em Março de 2003.

Os 19 membros do quadro de direcção votaram favoravelmente no início deste mês que fosse solicitado a Tworney que substituísse Lynn. Actualmente, o ICANN encontra-se no meio de uma grande reestruturação que foi apelidada pelo anterior presidente de ICANN 2.0. O objectivo é fazer com que a organização possa efectuar o trabalho para a qual foi criada, isto é, controlar o espaço dos nomes de domínio da Internet, com vista a acabar com as críticas que a acusam de falta de eficiência e de dar pouca importância à participação dos cibernautas.

Tworney esteve envolvido com o ICANN desde a sua fundação e durante três anos, até Novembro passado, liderou o Governamental Advisory Commitee da organização, um fórum de representantes dos governos nacionais de todo o mundo que aconselho o quadro de direcção em determinados assuntos de políticas públicas.

Presentemente, o australiano de 41 anos dirige uma companhia de investimento e consultoria na área da Internet em Sidney, a Argo P@cific, da qual foi fundador. Antes disso, deteve vários cargos de consultor no sector das Tecnologias da Informação para companhias internacionais e para o governo australiano.

Notícias Relacionadas:
2002-10-21 - Português no conselho de administração do ICANN
2002-09-30 - ICANN
com contrato alargado por um ano

2002-07-30 - ICANN
obrigado por tribunal a permitir acesso a arquivos

2002-06-28 - Conselho de direcção do ICANN deixa de integrar representantes
dos cibernautas

2002-06-26 - Reforma
do ICANN debatida em encontro de Bucareste