O mexicano Carlos Slim é o homem mais rico do mundo, revelou a revista Forbes. Numa reportagem elaborada pela publicação, é recordada as origens do empresário, filho de um libanês e de uma mexicana, e avaliada a fortuna do magnata, que se fixa em 59 mil milhões de dólares.



As estimativas publicadas são baseadas no valor público que as empresas de Slim tinham no final do mês passado. Neste sentido, e com este nível de riqueza, o empresário sul-americano supera a fortuna de Bill Gates. O fundador da Microsoft assume agora a vice-liderança da tabela com os seus valores a serem avaliados em 58 mil milhões de dólares.



A revista Forbes diferencia, no entanto, os negócios dos dois empresários referindo que "enquanto Gates está a vender a sua única fonte de bem-estar, as acções da Microsoft, para construir a sua fundação, Slim cresce a um ritmo impressionante. O seu valor líquido cresceu 12 mil milhões de dólares no ano passado".



De acordo com diversas fontes internacionais, as empresas familiares de Slim representavam, em 2006, cinco por cento do PIB do México e controlam companhias que valem a terça parte dos 422 milhões negociados pela Bolsa mexicana.



A mesma revista indica ainda que, tendo em conta a relação entre a fortuna do mexicano e o PIB do país, que se Bill Gates tivesse a mesma proporção da economia americana, a sua fortuna seria de 874 mil milhões de dólares.



Actualmente, Carlos Slim assume o controlo de diversas empresas de telecomunicações na América Latina, e tem participações na estação de televisão Globo e nas operadoras Claro e Embratel. Os seus investimentos abarcam ainda as empresas Philip Morris, Saks Incorporated, MCI e ainda a Apple, onde detém uma participação de três por cento.




Notícias Relacionadas:

2003-09-23 - Site do Dia: E o norte-americano mais rico de 2003 é...

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.