[caption]Nome da imagem[/caption]

A pergunta que dirigimos aos leitores estava focada apenas em tecnologias emergentes e queria saber quais destas tinham maior potencial para marcar o ano. Nas 6.043 respostas que recebemos, 29% dos leitores consideraram que os carregadores wireless, já disponíveis para alguns dispositivos, são uma tendência que ao longo do ano ganhará o seu espaço no mercado.



A segunda opção mais votada nas nove que considerámos foi a impressão 3D, que já em 2013 se revelou um tema quente e que este ano seguirá o mesmo caminho. Todos os dias há notícias sobre o tema e as ideias que se vão transformando em realidade, multiplicando o número e o tipo de coisas que é possível criar a partir desta técnica. Ainda recentemente, e já este ano, demos nota aqui no TeK de que a Honda está a disponibilizar modelos 3D dos seus veículos, incluindo protótipos, que podem ser impressos em casa.



Também referimos que uma empresa nos Estados Unidos permite imprimir bebes, com base na imagem recolhida nas ecografias e adiantar em alguns meses a experiência dos pais, que assim se podem ir preparando para o nascimento.



Em projeto, para transformar em realidade nos próximos meses há outras ideias interessantes, como a de criar uma impressora 3D gigante para imprimir casas.


A terceira tendência mais referida pelos leitores aponta os pagamentos móveis como mais uma área a manter debaixo de olho em 2014. Estas tecnologias são uma promessa antiga, que tem tardado em consolidar-se e afirmar-se como alternativa credível a soluções mais tradicionais.


A banalização do 4G e dos smartphones com tecnologias de suporte aos pagamentos móveis, como o NFC, pode ajudar a transformar esta realidade, tal como a consistência e variedade cada vez maior de serviços e plataformas que permitem fazer compras através do telemóvel.



Entretanto já colocámos online uma nova votação. Tendo em conta que a semana é a da Internet Mais Segura, iniciativa que se assinala em mais de 100 países, queremos saber se já foi vítima de algum tipo de ataque online. Listámos as tipologias de ataques mais comuns, segundo vários estudos, mas também deixámos espaço para que possa referir outros, se for o caso.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.