O jovem norueguês que ficou conhecido por quebrar o código de protecção dos DVDs, criando um programa de cópia, Jon Lech Johansen, mais conhecido por DVD Jon, vai trabalhar em São Diego num novo projecto de media digital para a MP3tunes. Michael Robertson, fundador da Lindows, revelou à imprensa que Jon Lech Johansen vai trabalhar "num projecto significativo" denominado Oboe para a sua empresa de música digital MP3tunes.
O projecto Oboé "oferece música digital aos século XXI e Johansen é uma mais valia para a equipa", acrescenta Robertson. O polémico programador começou por criar o software para descodificação de DVDs DeCSS em 2000. Com 15 anos de idade o adolescente foi processado pela MPAA (Motion Pictures Association of America), sendo absolvido pelo tribunal da Noruega.
Decentemente, Jon DVD quebrou a tecnologia de protecção e gestão de direito de autor que a Apple usa para proteger as músicas que disponibiliza na sua iTunes Music Store e depois criou uma aplicação que permite a recuperação de chaves Fairplay dos servidores da Apple.
A cópia das componentes de protecção do iTunes da Apple e do software Media Player da Microsoft fizeram do jovem um herói para os programadores, noticia a imprensa norte-americana.
Ainda este ano Jon DVD juntou-se a mais dois programadores independentes, Travis Watkins e Cody Brocious, para lançar o PyMusique, um software de distribuição online gratuita que permite adquirir música livre de quaisquer protecções de cópia na iTunes, da Apple.
Notícias Relacionadas:
2005-03-21 - Programadores independentes contornam DRM da iTunes com PyMusique
2004-08-13 - iTunes de novo na mira de Jon DVD
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários