Com 60% do volume de negócios obtido na área dos serviços, dos quais 25% chegam através do outsourcing, a Xerox Portugal está a reforçar a aposta nesta área e passou a prestar também serviços de comunicação e marketing aos clientes.


A proposta endereça as campanhas de comunicação das empresas, junto dos respetivos clientes e já conta com alguns clientes.


Marcos Lessa, diretor da divisão de global document outsourcing, explica ao TeK que esta é uma área onde a Xerox está a apostar porque identificou uma oportunidade. As organizações estão cada vez mais focadas no core do negócio e este é mais um domínio onde a procura de parceiros externos ganha expressão.



TeK: Quanto representa hoje a área de Global Documents Outsourcing no negócio da Xerox em Portugal?

Marcos Lessa:
Aproximadamente 60% do volume de negócios da Xerox Portugal é em serviços, sendo que a parte do outsourcing vale já cerca de 25%. De facto no último ano o mercado de outsourcing de impressão cresceu cerca de 10%, o que comprova que as empresas estão mais atentas a todas as ações que possam contribuir para reduzir custos, aumentar a sua produtividade e sustentabilidade ambiental.



TeK: Dentro dessa área, a empresa está a fazer uma aposta grande nos Communication e Marketing Services. Em que se traduz esta oferta?

Marcos Lessa:
Os Communication e Marketing Services integram a área de Global Document Outsourcing e destinam-se a endereçar as campanhas de comunicação das empresas com os seus clientes, envolvendo desde os simples cartões de visita até aos grandes outdoors. Com uma perspetiva multicanal, depois de idealizada a campanha, é necessário criar toda a infraestrutura e toda a parte de comunicação ao mercado, seja em papel ou via eletrónica. Anteriormente, esse trabalho ficava a cargo da agência ou de uma infraestrutura interna da empresa, normalmente a parte de aprovisionamento, que teria de trabalhar diretamente com o marketing. A nossa oferta trata agora de toda esta vertente.


[caption]Marcos Lessa Xerox[/caption]

TeK: A quem se dirigem estas soluções e que expectativas têm, em termos de adesão do mercado?

Marcos Lessa:
Direcionámos esta oferta para as grandes empresas que têm necessidades de comunicação recorrentes junto dos seus clientes. As respostas que temos tido até ao momento têm superado as nossas expetativas. Se no arranque há sempre algum receio em termos de perda de controlo e de flexibilidade na forma como a comunicação é produzida, com o tempo essas barreiras são desmistificadas. No final o cliente constata que ganhou maior flexibilidade, porque a Xerox tem um leque mais alargado de fornecedores, não só nacionais como internacionais. Conseguimos ganhar escala, o que permite oferecer melhores custos e uma maior flexibilidade e qualidade.




TeK: As PMEs também são visadas pela oferta, ou beneficiam de algo idêntico?

Marcos Lessa:
Esta oferta pretende responder a todas as empresas que estão empenhadas em reduzir todos os seus custos, mas se todas o fazem de uma forma efetiva já é outra questão. Neste momento qualquer empresa, independentemente da sua dimensão pode beneficiar destes serviços.




TeK: Porque decidiram apostar mais nesta área este ano? Faltam ofertas interessantes no mercado desta área?


Marcos Lessa:
Nitidamente porque o mercado estava à procura de uma solução destas em que as organizações empresariais procuram ter uma estrutura de custos cada vez mais variável, só essa flexibilidade as pode manter competitivas e saudáveis. O outsourcing e em especial nesta área concreta é, à partida um instrumento que serve na perfeição as necessidades das empresas dado que a Xerox dispõe de uma oferta muito atrativa não só em termos de redução de custos, mas igualmente na perspetiva de passar a ser possível direcionar a estrutura da organização para aquilo que é realmente o core do seu negócio.



TeK: Já estão a implementar a nova oferta junto de clientes nacionais. Pode detalhar um pouco mais o âmbito destes projectos?

Marcos Lessa: Existem duas grandes organizações com as quais estamos a trabalhar, uma na área de grande consumo e a outra é uma empresa na área das telecomunicações.



TeK: Que expectativas tem a Xerox para 2012 no que se refere à área de Global Documents Outsourcing? O Ambiente económico tem levado as empresas a procurarem mais parceiros externos?

Marcos Lessa:
Claramente. É fundamental que os fornecedores deste tipo de serviços de outsourcing adaptem a sua oferta à realidade atual das organizações. E isso assenta na capacidade de desvendar todos os custos escondidos, identificar áreas de melhorias de processos e documente e gestão eficiente dos ativos atuais independentemente do fabricante, pois só assim é possível entregar ao cliente reais economias e aumentos de produtividades que se mantenham consistentes ao longo de toda a duração do contrato.



TeK: Fizeram alguns ajustes à vossa oferta para este ano, com vista a adaptá-la melhor aos orçamentos mais apertados dos clientes?

Marcos Lessa: Nitidamente, e não apenas porque há um direcionamento prioritário em todas as organizações para a redução de custos, mas também porque entendemos que esta necessidade não deverá pôr em risco a funcionalidade das organizações. Ao contrário, entendemos que é uma boa oportunidade para melhorar a eficiência e consequentemente a produtividade das empresas. Para isso contamos com um processo robusto para gerir a mudança e a entrega do serviço procurando constantemente áreas de oportunidade de melhoria.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira