Por João Simões (*)

[caption]João Simões[/caption]
Java é uma das linguagens mais populares entre os programadores e tem vindo a ganhar cada vez mais força ao longo dos últimos 20 anos. Por essa razão, existem vários motivos pelos quais um jovem programador deverá adquirir conhecimentos de forma a aprender a programar em Java.

Esta é uma linguagem de programação desenvolvida nos anos 90 por uma equipa de programadores liderada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems. Ao contrário das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um bytecode que é executado por uma máquina virtual.

Hoje em dia Java é a base de praticamente todos os tipos de aplicações em rede e é o padrão para desenvolvimento e implementação de aplicações móveis, jogos, conteúdo on-line e software corporativo. Com mais de 9 milhões de programadores em todo o mundo, a linguagem Java permite desenvolver e implementar aplicações e serviços de maneira eficiente. Com ferramentas abrangentes, um ecossistema sólido e um desempenho excelente, Java oferece a portabilidade de aplicações mesmo entre ambientes computacionais bastante diferentes.

Porquê aprender a programar em Java?

  • 1) Java é fácil de aprender.
    Java tem uma sintaxe em inglês fluente com um número mínimo de caracteres mágicos, como por exemplo Genéricos e Parêntesis Rectos, o que facilita a leitura e compreensão da linguagem. É também mais fácil escrever programas em Java.
  • 2) Java é uma linguagem orientada a objectos.
    Desenvolver aplicações OOPs (Object Oriented Programming) é muito mais fácil e permite manter o sistema modular, flexível e escalável. Assim que adquirir conhecimentos básicos dos OOPs, como a Abstracção, Encapsulamento, Polimorfismo, e Hereditariedade, poderá integrá-los com o desenvolvimento em Java.
  • 3) Java tem uma API valiosa
    Java fornece uma API para I/O, networking, utilitários, xmlparsing, ligação a bases de dados e para quase tudo. Se faltar algo, está salvaguardado por bibliotecas de código aberto como o Apache Commons, Google Guava e outros.
  • 4) Poderosas ferramentas de desenvolvimento p.e. Eclipse, Net beans
    Programar num editor DOS ou no Bloco de Notas é angustiante. Existem várias ferramentas para debugging, essencial para qualquer programador. Ambientes de desenvolvimento integrado (IDE) tornaram o desenvolvimento em Java muito mais fácil, rápido e fluente. É mais fácil de procurar e ler código usando IDEs.
  • 5) Grande coleção de bibliotecas Open Source

    Isto garante que Java pode ser usado em todo o lado. Apache, Google e outras organizações contribuíram com muitas bibliotecas, que torna o desenvolvimento em Java muito mais fácil, rápido e barato. Existem frameworks como Springs, Struts e Maven que asseguram que o desenvolvimento em Java segue as melhores práticas dos fabricantes de software e dão suporte aos programadores Java no desempenho das suas tarefas.

  • 6) Comunidade vasta e muito proactiva.

    A comunidade de programadores Java é uma fonte muito rica de conhecimento. Dentro desta comunidade poderá encontrar conteúdo muito interessante disponibilizado por programadores Java principiantes, avançados e até especialistas. Estes últimos fornecem conselhos aos mais novatos, em fóruns e stack overflow, sem custos associados. Os principiantes ganham assim confiança ao saberem que estão a ser aconselhados por especialistas.
  • 7) Java é grátis!
    Java é gratuito desde o início. E é principalmente por esta razão que é muito procurada por programadores em geral e também em empresas.
  • 8) Excelente suporte e documentação – Java docs.
    Java doc é uma excelente fonte de documentação, que lhe fornece informação essencial sobre a API de Java. Java doc torna a compreensão da linguagem muito mais fácil e fornece excelentes referências enquanto programa.
  • 9) Java não depende de nenhuma plataforma.
    O lema Java é “O que compila uma vez, é executável em qualquer lado”. Este lema levou ao reconhecimento e à propagação dos programadores Java que podem por exemplo desenvolver aplicações em ambientes Windows, e executá-los em plataformas UNIX.
  • 10) Java está por todo o lado.
    Java pode ser encontrado em desktops, telemóveis, tablets, etc. Por norma, um programador Java domina qualquer outra linguagem e isso está provado pela experiência.

E onde pode alojar a sua aplicação Java?
Uma questão não menos importante quando falamos de programar em Java, é a questão do alojamento das aplicações. Plataformas como o Cloud Jelastic (Java Elastic) que fornecem alta disponibilidade das aplicações, escalabilidade horizontal e vertical automática, para os programadores, DevOps e administradores de sistemas estão cada vez a crescer mais entre o seio da comunidade.

Estas plataformas agnósticas, permitem a implementação do código de uma forma fácil, rápida e simples, sem alterações ao código nem configurações de ambientes e servidores. O mais importante é a escalabilidade. O programador poderá assim partir para o seu próximo projeto, sem se preocupar com recursos de servidores onde as suas aplicações estão alojadas, uma vez que assim que a carga da aplicação cresce, os recursos do servidor onde está alojada, também crescem não comprometendo o desempenho da aplicação, nem desperdiçando recursos e dinheiro adquirindo servidores que não fazem falta.

(*) Marketing Manager da Lunacloud

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.