A Agenda Digital

Por Francisco Jaime Quesado (*)

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A integração da FFCN na FCT e o crescente desinvestimento público na áea da Sociedade da Informação e Conhecimento levantam muitas reservas em relação ao futuro estratégico desta área no nosso país. Em 2013 Portugal é já claramente um país da linha da frente em matéria de infra-estruturas de última geração - ligação das escolas e de grande parte de instituições públicas em banda larga, forte modernização da Administração Pública Central e Local e uma boa Rede de Espaços Públicos de acesso universal à internet, com grande impacto em zonas mais isoladas e segmentos sociais mais desfavorecidos. Por isso, importa que a Nova Agenda Digital seja a base de um Novo Portugal Digital.

A reconstrução de um Portugal Digital tem que ser um projecto global da sociedade, assente numa verdadeira parceria estratégica alargada entre o Estado e os Actores Económicos e Sociais, capaz de dar resposta às seguintes questões:

  • Qual o caminho a dar às TIC enquanto instrumentos centrais duma política activa de intervenção pública como matriz transversal da renovação da nossa sociedade ?

  • Qual a forma possível de fazer das empresas (e em particular das PME) os actores relevantes na criação e valor e garantia de padrões de qualidade e vida social adequados, num cenário de crescente "deslocalização" económica?

  • Qual o papel efectivo da educação como quadro referencial essencial da adequação dos actores sociais aos novos desafios da sociedade do conhecimento? Os actores do conhecimento de que tanto se precisa são "educados" ou "formados"?

  • Qual o papel do I&D enquanto área capaz de fazer o compromisso necessário entre a urgência da ciência e a inevitabilidade da sua mais do que necessária aplicabilidade prática para efeitos de indução duma cultura estruturada de inovação?

  • Qual o sentido efectivo das políticas de empregabilidade e inclusão social enquanto instrumentos de promoção dum objectivo global de coesão social? O que fazer de todos os que pelo desemprego se sentem cada vez mais marginalizados pelo sistema?

A consolidação de um Novo Portugal Digital entre nós passa em grande medida pela efectiva responsabilidade nesse processo dos diferentes actores envolvidos - Estado, Universidade e Empresas. No caso do Estado, no quadro do processo de reorganização em curso e de construção dum novo paradigma tendo como centro o cidadão-cliente, urge a operacionalização de uma atitude de mobilização activa e empreendedora da revolução do tecido social.

A Reinvenção Estratégica do Estado terá que assentar numa base de confiança e cumplicidade estratégica entre os "actores empreendedores" que actuam do lado da oferta e os cidadãos que respondem pela procura.

A experiência de implementação dos Projectos executados nos últimos anos, envolvendo as mais variadas naturezas de Entidades (Administração Pública Central, Local, Universidades, Centros I&D, outras Entidades) constitui um laboratório único a desenvolver no futuro. Portugal não pode fugir ao desafio de se tornar verdadeiramente uma Sociedade em Rede e para tal o envolvimento público nos próximos anos é uma peça fundamental. Um Novo Portugal Digital é um ponto central para uma Nova Agenda de Competitividade.

(*) Especialista em Estratégia, Inovação e Competitividade