Por António de Castro (*)

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Em Portugal, existem 3,5 milhões de utilizadores de “smartphones” e a tendência de consumo de informação em terminais móveis é um hábito que veio para ficar. A par desta tendência, algumas empresas do panorama nacional começam também a perceber a importância do “webdesign responsive” ou das versões do seus sítio de internet optimizadas para telemóvel, como elementos fundamentais de comunicação empresarial.

A acessibilidade, a portabilidade e omnipresença do telemóvel na vida dos portugueses faz com que esse seja também um canal onde se pode afectar positivamente o “target” de um determinado negócio, produto ou serviço: adaptar o conteúdo aos canais de distribuição da informação é agora tão importante como é adaptar o tom de comunicação quando se usa a televisão, a rádio ou a internet porque cada formato traz consigo necessidades linguísticas, visuais e estéticas diferenciadas.

Numa sociedade em que todos os segundos contam, a mobilidade e o ritmo de vida são elevados à condição de norma e os negócios tanto se fazem num escritório, numa viagem de comboio, num café ou restaurante, a sua empresa não pode deixar o canal “mobile” fora da sua antena.

Se a sua empresa ainda não cabe num telemóvel, é positivo que comece a pensar que uma versão “responsive” do seu conteúdo ou mesmo uma versão “mobile” do seu sítio web poderá fazer a diferença quando alguém aceder ao seu conteúdo para mostrar a um parceiro, amigo ou gestor de uma unidade de negócio, e vir uma página perfeitamente apresentada, com conteúdos dispostos de forma correcta, imaculada e adaptada às novas tendências.

Considere de forma absoluta que os novos hábitos de consumo de informação, mobilidade, acesso à internet em qualquer local e a constante mobilidade do seu “target” fazem com que a sua empresa necessite de ser “móvel” e acompanhar as tendências recentes de comunicação digital.

(*)Marketing Digital e Gestão de Projectos
www.appylab.pt

antoniocastro.pt

Nota da Redação: [2018-02-01] Foi adicionado o link para o site de António Castro